Site Meter

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Sonda espacial indiana já está a caminho de Marte

Caso a missão seja concluída com sucesso, a Índia torna-se no primeiro país asiático a colocar uma sonda no planeta vermelho



Após as tentativas falhadas da China e do Japão, a Índia tenta agora tornar-se no primeiro país asiático a conseguir colocar uma sonda em Marte.

A nave espacial Mangalyaan partiu ontem de Sriharikota, na Índia, com a MOM, Mars Orbiter Mission, e permanecerá em orbita da Terra até dia 1 de Dezembro.

Após essa altura, a nave rumará a Marte, numa viagem de mais de 400 milhões de quilómetros, onde a sonda MOM deverá "amartar" no dia 24 de Setembro do próximo ano.

Esta é quase uma missão low cost, já que custou "apenas" 73 milhões de dólares, um valor irrisório quando comparado ao de outras missões semelhantes. A sonda deverá analisar a composição da superfície marciana, a topografia e a atmosfera do planeta, assim como verificar a presença de gás metano.

Até agora, somente as missões a Marte da Agência Espacial Europeia, Estados Unidos e Rússia foram concluídas com sucesso.

Ainda nenhum país conseguiu colocar uma nave tripulada no planeta vermelho, feito que a Índia deverá tentar até 2016.

A aposta da Índia em Marte levou a cancelar a Chandrayaan-2, a segunda missão à Lua numa iniciativa conjunta com a Rússia.