Site Meter

sábado, 21 de outubro de 2017

Denuvo é quebrado em apenas algumas horas... Novamente

A proteção antipirataria Denuvo foi quebrada novamente em apenas algumas horas. Já na semana passada, em Middle Earth: Shadow of War, tinha sido quebrada em menos de 24 horas


Desta vez foi South Park: A Fenda Que Abunda Força, título em português do jogo South Park: The Fractured But Whole lançado no passado dia 17.
O jogo foi produzido pela Ubisoft e lançado para o PC e consolas de última geração da Sony e da Microsoft.

É inevitável que os estúdios de jogos recorram a sistemas de DRM, especialmente da Denuvo por ser "inquebrável", no entanto, temos visto que nem este sistema consegue ser eficaz.

Já no mês passado, jogos como FIFA18 e Total War: Warhammer 2 foram crackeados no mesmo dia do lançamento e Sonic Mania, Tekken 7 e Prey em apenas alguns dias.

Aliás, a Denuvo nem se importa que o seu sistema seja ultrapassado após alguns dias do jogo ser lançado, uma vez que mostrou ser eficaz nos primeiros dias, quando as vendas são muito superiores.

“O nosso objetivo é manter cada título protegido da pirataria durante a janela inicial de vendas, quando é feita a maioria das vendas”, diz Robert Hernandez, vice-presidente de vendas da Denuvo, em comunicado ao Ars Technica.

No entanto temos observado que esta afirmação não se tem aplicado a alguns lançamentos.
Mas claro, a empresa está longe de desistir e já circulam rumores que estará a trabalhar numa versão melhorada (versão 5).

Recentemente um estudo encomendado (e ocultado) pela União Europeia mostrava que a pirataria pode atá estimular as vendas de jogos por meio de Download. Também a Acid Wizard Studio mostrou isso, ao disponibilizar por meio de Torrent o seu  jogo Darkwood sem DRM para aqueles que não o podem pagar.

Com informações: Ars Technica


Sem comentários :