O astronauta americano Rick Mastracchio entrou para a história do Geocaching como a primeira pessoa a marcar como encontrada uma geocache colocada... na Estação Espacial Internacional
A nave Soyuz foi lançada a 7 de Novembro das estepes do Cazaquistão, em direcção à Estação Espacial Internacional (ISS), com o astronauta Rick Mastracchio a bordo. O americano queria ser a primeira pessoa a dar como encontrada a primeira geocache espacial - ou, como se diz na gíria do geocaching, fazer um First To Find.
A geocache "International Space Station" foi criada por Richard Garriott, pioneiro do geocaching, e colocada na ISS a 14 de Outubro de 2008 mas, dado o seu carácter "exclusivo", ainda não tinha sido encontrada.
Porém, Mastracchio não só assinou o "log" da geocache, como ainda levou consigo um TravelBug, como explica na página da cache: "O geo space bug (TB5JJN1) chegou ao módulo russo, painel 218. Viajou a partir de Waterbury e por Houston, Colónia, Moscovo até Baikonur no Cazaquistão, onde foi lançado num foguetão russo Soyuz até à Estação Espacial Internacional. Viajou pela ISS e continuará a fazê-lo pelos próximos seis meses".
O geocaching é um jogo de aventura ao estilo "caça ao tesouro", onde os participantes, com recurso a sinal GPS, procuram uma "cache" - normalmente um pequeno contentor com um bloco, onde é assinada a presença (ou "log") para confirmar que foi encontrada.
Por vezes, a cache tem tamanho suficiente para permitir trocas de objectos, entre eles os TraveBugs (TB) - pequenas chapas de metal com um código, que permite que se acompanhe o percurso, já que são postos a circular com um objectivo, que difere de TB para TB.
O geocaching tem vindo a tornar-se popular desde o fim da imposição da degradação do sinal de GPS, a 1 de Maio de 2001. A primeira geocache foi colocada a 3 de Maio do mesmo ano e, três dias depois, tinha sido encontrada duas vezes.
Em Portugal, foram contadas 13.833 caches a 31 de Dezembro de 2011.