Ontem várias produtoras de jogos, e não só, aproveitaram o dia de Halloween para lançar vários passatempos e códigos para jogos gratuitos.
Nós também resolvemos aproveitar este dia algo especial e demos o jogo Brütal Legend, mas saiba que nem todas as ofertas correram bem.
Dave Gilbert, um conhecido developer de jogos indie aproveitou também a data e resolveu oferecer o seu jogo Blackwell Deception, através de uma promoção que teve inicio na quarta-feira.
O que Gilbert não esperava é que uns gananciosos algumas pessoas aproveitassem para fazer negócio.
Houve quem levantasse várias chaves para que, quando terminasse a promoção, as vendessem a um preço mais baixo que ao praticado pelo próprio Dave Gilbert e assim facturassem alguns dólares por chave.
O primeiro modo de levantar o jogo seria através de uma chave que era inserida no Steam mas uns espertinhos uns hackers alguém teve acesso ao backend que gerava os códigos e gerou algumas centenas deles para revenda.
Assim que detectada a "falha", o developer pensou noutra forma.
Cada chave apenas poderia ser reclamada uma vez por IP, mas ainda assim houve quem usasse uma máscara para o IP e assim contornar mais uma vez o sistema.
Por fim e já algo saturado, Gilbert resolver usar um terceiro modo.
Cada pessoa teria de efectuar um registo no site da Wadjet Eye Games e aí era atribuído um link único, de forma a efectuar o download sem ser necessário um código ou Steam. Esse link apenas ficaria online durante 24 horas.
Segundo este developer, foram "roubadas" mais de 30.000 chaves para o Steam, entretanto desactivadas, mas assegura que quem já activou o jogo através de uma dessas chaves não verá a sua conta banida.
Vejam aqui a entrevista completa para o site Red Door Blue Key.