Depois da vaga de encerramentos de sites de downloads por pressão da ACAPOR, eis que um colectivo de associações de produtores e defesa de direitos de autor fecha mais um site
Não é um site qualquer, mas sim o P2P mais antigo do país. Criado em 2007, o EvolutionPT terminou hoje funções depois de um pedido de remoção ao serviço de alojamento. A requisição foi feita ontem pela Federação de Editores de Videogramas (FEVIP), pelo Movimento Cívico Anti-Piratara na Internet (MAPiNET) e pela Associação para Gestão dos Direitos de Autor, Produtores e Editores (GEDIPE), alegando desrespeito pela lei 7/2004, e imediatamente respondida pelo serviço de alojamento OVH.
No final do dia de ontem, o site tinha já cancelado as partilhas, mas apenas hoje de manhã foi deixada uma mensagem por parte da equipa de administração do site, que confirma que o serviço de alojamento alegou violação dos termos de serviço e cancelou o contrato de alojamento por justa causa. Acrescentam ainda que estão a ser ponderadas soluções para que o site volte a funcionar.
Os ficheiros descarregados pelos users não foram perdidos e será disponibilizado para breve um tracker. Para tal, a administração do site pede que os utilizadores mantenham os clientes ligados. A equipa lamenta que não possa devolver o dinheiro das doações e apela a novos donativos "a fim de poder juntar algum dinheiro para alugar novos serviços".
Os três colectivos afirmaram à Exame Informática que avançarão com um processo judicial caso o EvolutionPT volte ao serviço.
O EvolutionPT contava com mais 57 mil utilizadores registados, com acesso aberto por convite.
Já esta semana, as três associações apelaram ao serviço de alojamento que retirasse da rede o mirror do The Pirate Bay criado por um hacktivista português pelo download livre. O site esteve no ar menos de 24 horas.