Site Meter

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Canonical recorre a crowdfunding para financiar smartphone

A empresa por trás do Ubuntu quer 32 milhões de dólares para desenvolver smartphone em nome próprio. Ubuntu Edge funcionará como computador quando ligado a um ecrã externo 


A Canonical, empresa que nos trouxe a distro Linux mais popular quer voltar-se para o hardware no campo dos smartphones com o Ubuntu Edge e, para tal, recorreu à plataforma de crowdfunding Indiegogo para o seu financiamento. São necessários 32 milhões de dólares para a construção do primeiro smartphone de marca própria da Ubuntu, que têm de ser doados nos próximos 31 dias. Na primeira hora, a Canonical conseguiu juntar mais de 120 mil dólares. No entanto, só os doadores que financiem o projecto em mais de 830 dólares é que terão acesso ao Edge na primeira fase. 

Nas primeiras 24 horas da campanha, ou seja, até ao final do dia de hoje, os financiadores que doem 600€ recebem o Ubuntu Edge numa primeira fase, a preço reduzido.

O dispositivo é o que podemos ver na imagem acima e com especificações de topo, uma vez que a Canonical quer fazer do Edge em "computador de bolso" no verdadeiro sentido da palavra. Espera-se assim um aparelho com ecrã de 4.5 polegadas e uma resolução de 1280 por 720 pixéis, um processador cujas capacidades são anda desconhecidas, 128GB de armazenamento e 4GB de RAM, duas câmaras, sendo que a traseira terá 8MP, saída MHL e, em termos de rede, suporte para LTE e NFC.

Funcionará como smartphone, mas basta ligá-lo a um monitor para que se transforme num computador com ambiente Ubuntu. O Edge terá de origem um sistema operativo "duplo", ou seja, no arranque o utilizador pode escolher se quer utilizar o smartphone em Ubuntu ou Android e, mesmo a partir deste último, pode utilizá-lo em Ubuntu num ecrã, sem necessidade de o reiniciar e, novamente, escolher o sistema operativo.