Site Meter

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Azorean consegue financiamento para drone português

A Azorean, a spin-off da Ydreams, recorreu à plataforma de crowdfunding Kickstarter para conseguir fundos para iniciar a produção do Ziphius, um pequeno drone aquático


Já anteriormente tínhamos falado no Ziphius por ter vencido um concurso organizado pelo Engadget e quando iniciou a campanha de recolha de fundos no Kickstarter.

Agora voltamos a dar destaque ao pequeno drone, desta vez, por ter conseguido, quando ainda faltam cerca de seis horas para terminar, recolher fundos suficientes para arrancar com a produção.
A meta necessária eram 125 mil dólares, mas já foram angariados quase 130 mil.

Com isto, a empresa já conseguiu os fundos desejados para passar para a industrialização do projecto e espera entregar os primeiros drones em Março de 2014.
O robots mais baratos são apenas $99 e consistem numa versão DIY (Do it Yourself), ou seja, em que os utilizadores podem usar como quiserem e acharem mais interessante.
Por $195 o financiador leva uma versão final e pronta a funcionar.


O Ziphius tem um Raspberry Pi como cérebro e uma câmara de vídeo com capacidade para gravar vídeo em HD.
O drone tem uma autonomia de cerca de 60 minutos, pode ser controlado até 100 metros de distância, através de um smartphone ou tablet e tem uma velocidade máxima de 10Km/h.

Para além disso, foi desenhado para não ter problemas em lutar contra forte ondulação.
Um dos pontos fortes é a sua inteligência artificial, que faz com que o Ziphius consiga, por exemplo, distinguir diferentes cores. Esta funcionalidade foi demonstrada colocando o drone a seguir uma bola colorida.

No futuro, a Azorean poderá abrir a API de forma a permitir o desenvolvimento de aplicações e jogos que tirem partido da realidade aumentada.