Site Meter

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Rita Pinheiro quer continuar a dançar



Rita da Luz Pinheiro, tem 29 anos. É bailarina, coreógrafa e responsável pedagógica do Espaço Idança - Escola de Dança Contemporânea de Abrantes, Portugal, mas há dois meses sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico. Desde então tem tentado voltar à sua vida e ao seu sonho: dançar e ensinar dança. Para tanto, precisa da ajuda de todos. Os amigos querem levá-la a Cuba onde dizem que tem mais possibilidade de voltar a dançar.

Há dois meses, a vida passou uma rasteira à bailarina de Torres Novas, que ensinava dança na escola que fundou há sete anos em Abrantes. «Senti uma dor de cabeça, fui descansar um pouco, fiquei indisposta e caí desmaiada no chão», contou Rita Pinheiro ao jornal Diário de Notícias .

Depois do AVC, provocado por uma malformação, Rita foi operada duas vezes à cabeça, tendo o médico afirmado que a bailarina teria uma vida praticamente normal, mas não voltaria à dança. Mas, diz quem a conhece, Ritra não é mulher de perder batalhas. Nem guerras.

Rita Pinheiro começou a dançar aos cinco anos. Licenciada pela Escola Superior de Dança de Lisboa, criou há sete anos em Abrantes o projecto da Idança - Escola de Dança Contemporânea de Abrantes. «Teria sido bem mais fácil para ela ficar por Lisboa, onde existem melhores oportunidades de trabalho, mas ela escolheu o interior do País e tem dedicado toda a sua vida a este projecto», disse ao jornal Diário de Notícias um amigo, Jerónimo Jorge.

Mas, «graças à Rita, meia centena de crianças e jovens passaram a ter em Abrantes a oportunidade de aprender a dançar», além de que a bailarina esteve sempre disponível para outras causas, participando nos mais diversos espectáculos na região.

Por isso, os amigos consideram que têm «obrigação de lhe devolver um pouco do muito que ela nos tem dado com a sua dedicação ao espectáculo e à formação das crianças e dos bailarinos».

A falta de condições para uma reabilitação total tem sido ultrapassada com a ajuda de um primo técnico de reabilitação, Carlos Cunha, tem conseguido francos progressos.

A ideia de fazer o tratamento em Cuba circulou entre alunos e pais da Escola de Dança de Abrantes, alastrou a amigos e deu origem a uma campanha solidária.

Através do Facebook decorre uma campanha de solidariedade com o objectivo de angariar verbas que permitam à Rita ir a Cuba fazer tratamento no CIREN (Centro Internacional de Restauración Neurológica), e outra iniciativas para angariação de fundos têm decorrido.


A página no Facebook «Vamos Ajudar à Reabilitação da Rita» já tem centenas de amigos: http://www.facebook.com/group.php?gid=133035360055442.
Além disso, Rita tem um blog: http://blogdaritapinheiro.blogspot.com/.
As histórias estão lá todas.



Sem comentários :