Site Meter

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Trilogia Millenium vai ter um quarto livro

Stieg Larsson tinha prevista uma dezena de livros com as investigações de Mikael Blomkvist e Lisbeth Salander, mas a sua morte precoce reduziu a saga Millenium a uma trilogia

A trilogia foi adaptada para cinema nas versões suecas e norte-americanas. Na foto, Michael Nyqvist e Noomi Rapace
Depois da morte súbita do escritor e jornalista sueco Stieg Larsson, a trilogia de acção e suspense Millenium ficava órfã. Larsson tinha inicialmente pensado numa saga de dez livros para contar as investigações do jornalista Mikael Blomkvist e da sua colaboradora hacker Lisbeth Salander e começou mesmo um quarto volume.

No entanto, dado o êxito de Os Homens Que Odeiam as Mulheres, A Rapariga que Sonhava Com Uma Lata de Gasolina e Um Fósforo e A Rainha do Palácio das Correntes de Ar, a editora Norstedts decidiu contratar um escritor para dar continuidade com um quarto livro.

David Lagercrantz que, tal como Larsson, é escritor e jornalista, foi o nome escolhido. Conhecido pela co-autoria da autobiografia do futebolista Zlatan Ibrahimovic, Lagercrantz começará o quarto volume do zero, sem englobar elementos presentes no livro começado por Stieg Larsson.

O quarto livro ainda não tem nome nem muitos mais promenores e chegará às livrarias em 2015.

A trilogia foi adaptada ao cinema numa versão sueca e o primeiro livro foi igualmente levado ao grande ecrã na versão norte-americana, pelo realizador David Fincher ("A Rede Social"), com Daniel Craig no papel de Blomkvist e Rooney Mara no papel de Salander (desempenho que, de resto, lhe valeu uma nomeação para o Óscar de Melhor Actriz em 2012). O segundo filme foi já anunciado, segundo o IMDb, sem mais pormenores para além do facto de manter os mesmos actores principais.