Site Meter

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Especial 2013: Gadgets do ano

Retomamos a nossa lista de final de ano com os gadgets que marcaram 2013. Nesta lista podia-se incluir telemóveis, tablets, impressoras 3D, consolas, computadores portáteis, máquinas fotográficas e um sem fim de produtos, mas optámos por escolher apenas cinco.
Seleccionámos aqueles que, na nossa opinião, mais sobressaíram neste ano

iPhone 5S


Aqui a escolha parece ser fácil. Confesso que não sou o maior fã da Apple, mas reconheço que inovaram bastante neste lançamento. O iPhone 5S é o primeiro smartphone com um processador de 64bit, conta com um leitor biométrico, entre muitas outras características inovadoras.
O preço  é bastante elevado mas, tendo em conta a qualidade do produto, é algo que compensa.

BEETHEFIRST


Esta é a primeira impressora 3D totalmente portuguesa a ser comercializada.
Desenvolvida pela Beeverycreative, empresa de Aveiro, tem como objectivo tornar acessível a todos a tecnologia de impressão tridimensional.
No processo de impressão, a impressora utiliza um polímero à base de milho denominado PLA. Para além de ser reutilizável e biodegradável, este material requer menos energia que outros materiais que são utilizados noutras impressoras do género.
A BEETHEFIRST tem um custo de 2.200€, preço semelhante a outras impressoras semelhantes.

Chromecast


O Chromecast funciona conectado a uma porta HDMI de um ecrã e permite o streaming de vídeos e imagens.
Tem dois modos de funcionamento. O primeiro é através de aplicações, como por exemplo o Netflix ou o Youtube e o segundo é através de um web browser, num processo chamado "tab casting".
Funciona com dispositivos móveis Android e iOS e ainda com Windows, Mac e Chromebook.
Tem um custo de $35 e está disponível em diversas lojas online.

Xbox One e Playstation 4


2013 foi o ano da nova geração de consolas. Microsoft e Sony apostaram em grande no lançamento das suas consolas.
No arranque, a Sony parece estar a levar a melhor, mas nós preferimos incluir ambas as consolas neste especial de fim de ano. Não nos podemos esquecer que a Valve, com as suas Steam Machines, também vai entrar na corrida das consolas em 2014 e com um argumento de peso. 2014 vai ser um ano em cheio para os amantes de videojogos.

Pebble


O Pebble é um relógio inteligente que ficou famoso ainda em 2012, graças a uma campanha no Kickstarter.
O relógio é totalmente configurável através de aplicações próprias (3, de origem) com alertas para o smartphone (SMS, Chamadas, MMS, Calendário) ou leitor do Facebook ou Twitter.
Uma das desvantagens poderá ser a falta de cor do ecrã, mas é compensado pela qualidade do mesmo. O ecrã usa uma tecnologia e-ink, o que faz com que a bateria dure pelo menos sete dias.
O preço é de $150 e pode ser adquirido na loja online em getpebble.com.