Site Meter

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Especial 2013: 10 produtos e serviços tecnológicos que perdemos

Estamos perto de terminar mais um ano, mas ainda vamos a tempo de olhar para trás e ver alguns dos serviços e produtos tecnológicos que desapareceram neste ano

10. HTC First - Também conhecido como Facebook Phone

Em Abril de 2013, a empresa de Mark Zuckerberg decidiu lançar, com a melhor das intenções, um launcher, chamado oficialmente Facebook Home.
Com ele foi lançado também, em parceria com a HTC, um smartphone que já tinha pré-instalado esse mesmo launcher, o HTC First ou Facebook Phone. As coisas não correram lá muito bem e saíram bastante caras ao Facebook.
Apesar do launcher ainda existir, a HTC suspendeu a produção do HTC First poucos meses após o seu início.

9. Apple iPhone 5


Em Setembro de 2013 a Apple lançou não um, mas dois novos smartphones: o iPhone 5C e iPhone 5S.
Apesar do 5C não ter sido muito bem recebido, a Apple apenas reduziu, ainda que de forma significativa, a sua produção.
A mesma sorte não teve o iPhone 5 que viu a sua produção totalmente cancelada este ano. Curiosamente, a Apple ainda produz o iPhone 4S.

8.Winamp


Ainda antes do iTunes se tornar naquilo que é hoje, havia um player chamado Winamp.
O Winamp, foi na verdade, a primeira jukebox para PC, graças à sua capacidade de reproduzir CDs, MP3s e uma grande variedade de skins e plugins.
O Winamp vai assim, a 20 de Dezembro 2013, ser descontinuado.

7. Turntable.fm


Em pleno verão de 2011 surgia o turntable.fm, uma forma de juntar vários utilizadores a partilhar músicas de uma forma bastante original.
O site, nesse mesmo verão ficou bastante famoso, mas tal como outros grandes "booms" da internet (alguém se lembra ainda do chatroulette?) o turntable.fm também estaria condenado ao fracasso.
Em Novembro de 2013 os administradores do site anunciaram o seu encerramento definitivo para se focarem num outro site: o Turntable Live que permite a artistas ou bandas fazerem streaming dos seus concertos.
Turntable.fm foi desactivado a 2 de Dezembro.

6. Myspace


Na verdade não foi bem o Myspace que foi desactivado, mas sim a forma clássica como o conhecíamos à já bastantes anos.
Em Junho de 2013 o Myspace revelou uma total renovação com um maior foco na música (e em Justin Timberlake) e já não seria mais aquela rede social da música que muitos artistas usaram para promover a sua música desde meados dos anos 2000.
Infelizmente quando o Myspace anunciou a sua nova cara, já nada havia a fazer. Todo o conteúdo do site desde a sua abertura até Junho de 2013 tinha desaparecido. Fotos, comentários e mensagens tinham sido apagadas para todo o sempre e sem qualquer tipo de aviso.

5. AltaVista


O AltaVista foi um motor de busca bastante famoso ainda nos finais dos anos 90 e que em 2003 foi comprado pelo Yahoo.
O Yahoo manteve o site a funcionar por mais uma década, mas este ano resolveu encerrar o mesmo, depois de muito o elogiar e afirmar que foi um grande serviço.
O site foi encerrado em definitivo em Julho deste ano.

4. Lavabit


O Lavabit foi um serviço de email encriptado aparentemente usado por Edward Snowden quando este necessitava de enviar emails confidenciais.
Em Agosto de 2013, depois de rebentar o escândalo da NSA, o governo Norte Americano pediu informações sobre os utilizadores deste serviço e em vez de cooperar, a empresa simplesmente encerrou.

3. Google Checkout


Em 2006 o Google criou o Google Checkout, uma forma de competir com o Paypal no mundo dos pagamentos online.
Apesar do nome conter Google, não funcionou muito bem e nunca ganhou fãs fora do "circulo Google".
Em 2011 a empresa de Mountain View juntou o serviço ao Google Wallet num único serviço onde os utilizadores faziam as suas transacções online.
Em Maio o Google anunciou que iria desactivar o serviço com excepção para as compras na loja Google Play.
 Com o Google Checkout e o Google Wallet a gigante das pesquisas provou que não consegue competir nesta área com outros gigantes como o Paypal, Stripe e outros.

2. Blockbuster Video


Apesar do Blockbuster não ser bem um serviço tecnológico no verdadeiro sentido da palavra, decidimos incluir o mesmo na lista por variadas razões.
A Blockbuster Video foi a maior cadeia de lojas de aluguer de filmes e, recentemente, tinha também serviços de DVD-by-mail, streaming, video on demand e outros.
Chegou a ter 60.000 empregados e mais de 9.000 lojas em todo o mundo mas desde o seu pico, em 2006, tem vindo a acumular dívidas milionárias.
Hoje apenas restam cerca de 300 lojas, que serão encerradas no início de 2014 e a Blockbuster ficará a funcionar apenas como um serviço de streaming de conteúdos, semelhante ao Netflix.

1. Google Reader


Em Março de 2013 o Google anunciou o encerramento daquele que era o maior serviço de feeds RSS do mundo.
A informação apanhou milhões de pessoas desprevenidas e deixou-as, aparentemente, sem soluções.
Aos poucos, novos serviços semelhantes foram surgindo ou tornaram-se mais conhecidos, como é o caso do Feedly que, 10 dias após o anúncio do encerramento do Google Reader, tinha triplicado os utilizadores, passando de quatro milhões para 12 milhões.
Este foi talvez o encerramento de um serviço do Google mais mediático de todos.

[Com informações e imagens de Mashable]