Site Meter

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Sony apresenta Playstation 4... mas não a mostra


Sete anos depois, a Sony volta a lançar uma nova consola: a Playstation 4. Ou melhor, o comando e as especificações da nova PS4, já que a consola propriamente dita não foi mostrada.



A Sony anunciou a noite passada (dia 20 nos EUA) o lançamento de uma nova consola de jogos, a Playstation 4, para o final do ano, na época natalícia.

A PS4 irá representar "uma evolução importante", prometeu Andrew House, diretor-geral da Sony Computer Entertainment, durante um evento em Nova Iorque, organizado especialmente para a ocasião, o 'PlayStation Meeting 2013'.

Com um processador com oito núcleos, 8Gb de RAM, melhor placa gráfica e um comando com touchpad (o DualShock4), a nova Playstation representa uma "mudança na concepção" do que é uma consola e promete deixar de ser apenas "uma caixa para jogar".

DualShock4
O grupo japonês anunciou ainda que juntamente com a nova consola serão também lançados diversos jogos exclusivos da gigante japonesa, entre os quais o quarto jogo da série Killzone, baptizado de Shadowfall.

Também o criador de jogos David Cage exibiu no evento algumas das novas possibilidades da PS4, como controlar as próprias expressões faciais dos personagens.

A consola será mais parecida com um computador, de acordo com os criadores, e permitirá que os utilizadores experimentem jogos em streaming antes de os comprarem. Será também através de streaming que os jogos da Playstation 3 serão compatíveis com a 4, já que o hardware propriamente dito não será compatível. 

O novo lançamento surge sete anos depois da última consola da Sony, a Playstation 3, que foi posta à venda no final de 2006. Depois de apresentar prejuízos nas contas e de perder quota de mercado, a Sony pretende voltar a dominar, antecipando-se aos lançamentos da concorrência. Contudo, não apresentou a data exacta de lançamento da PS4, nem o preço da mesma.

Os principais fabricantes de consolas de videojogos já começaram a actualizar os seus aparelhos, com a também japonesa Nintendo a ter já apresentado a WiiU, substituta da Wii, cujo comando revolucionou o mercado ao detectar o movimento do jogador.

Os especialistas também esperam que o terceiro actor do mercado, a americana Microsoft, apresente este ano o sucessor da Xbox 360.

Fonte: Expresso