Site Meter

sábado, 27 de novembro de 2010

Vodafone lança tablet a 250 euros

A Vodafone pôs esta sexta-feira à venda um tablet da fabricante chinesa ZTE. O aparelho custa 250 euros (menos dez se comprado online), muito abaixo dos preços do Samsung Galaxy Tab e do iPad.



O ZTE V9 está equipado com o sistema operativo Android (versão 2.1, com possibilidade de actualização para a mais recente 2.2), tem um ecrã de sete polegadas, uma câmara de três megapixels e possibilidade de ligação 3G.

A Vodafone já comercializa em Portugal o Samsung Galaxy Tab, um computador tablet também de sete polegadas e também equipado com Android, cuja versão mais barata custa 615 euros nas lojas (menos 15 euros na loja online).

Tipicamente, a ZTE cria aparelhos – entre os quais smartphones – para serem vendidos a preços relativamente reduzidos (foi também a empresa escolhida pelo Sapo para lançar o primeiro telemóvel de marca própria, com um preço de 150 euros, abaixo de muitos aparelhos do género no mercado).

Negando receios de comprometer as vendas do Galaxy Tab com o lançamento do V9, o responsável de serviços de banda larga da Vodafone, Miguel Caridade, nota que os dois produtos têm “uma qualidade que não se compara”.

Por um lado, explica, o V9 não tem um ecrã multi-toque, nem memória interna (apenas memória externa, através de um cartão microSD, que pode ir até aos 32 GB; a versão vendida incorpora um cartão de 8GB).

O responsável frisa que o V9 tem uma boa qualidade de materiais, mas nota que é “uma qualidade inferior à dos outros equipamentos”. E acrescenta: “Um cliente que queira um topo de gama, vai para o Samsung”.

Miguel Caridade não quis revelar números de vendas do Galaxy Tab (que chegou às lojas da Vodafone em Portugal no início de Outubro), notando apenas que estão dentro “das expectativas” e que até tem havido alguns problemas de stock. Na loja online da Vodafone, o aparelho surge como estando esgotado.

O Galaxy Tab (que também está disponível na TMN) é, de resto, é o único dos tablets topo de gama que está à venda em Portugal. Os operadores, porém, já estão a preparar a chegada do iPad, com o lançamento tarifários específicos para este aparelho. A data de introdução no mercado português ainda não é conhecida, mas espera-se que aconteça ainda em Dezembro.

Fonte: Público


Sem comentários :