Site Meter

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Mudanças no Facebook diminuíram alcance das publicações

Com este novo algoritmo, as publicações de páginas chegam a menos 40% das pessoas


Se tens ou és administrador de uma página no Facebook, já deves ter reparado numa diminuição no alcance das publicações. Em alguns casos pode chegar a mais de 40%.

Esta mudança foi confirmada pela rede social no início do mês de Dezembro e tem vindo a ser contestada por toda a gente.
As publicações passam a ser vistas apenas por uma parte das pessoas que têm "like" na página e se a página quer chegar a todos os seus seguidores tem apenas uma alternativa: pagar.

Esta foi a forma que a rede social encontrou para ganhar mais receitas, já que a publicidade tem ficado aquém das expectativas.

E quanto é que uma página tem que pagar?
Para começar, depende de quantos seguidores tem a página; em segundo, depende da relação de quanto desejas gastar e a quantos seguidores queres que a publicação passe a chegar.

Vamos supor que a página tem 10.000 seguidores, um número razoável para um site que, provavelmente, ainda não tem lucros próprios.
Essa página faz uma publicação e deseja chegar a todos os seus seguidores e amigos dos seguidores.
No mínimo terá de gastar 4€ por dia para um alcance de 5 mil a 13 mil pessoas.

Agora imaginemos que a página faz 10 publicações diárias: significa nada mais, nada menos que 1240€  mensais para o mesmo alcance, que até aqui era gratuito.

No entanto, a medida tomada poderá não ser exclusiva para aumentar as receitas, já que a publicidade representa lucros de 6 mil milhões de dólares.

A intenção do Facebook poderá passar também por aumentar a qualidade das publicações que realmente chegam aos utilizadores e parece que não há volta a dar, já que a decisão da administração da rede social é definitiva.