Site Meter

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Conhece as Dogecoins? É a nova moeda da internet

As Dogecoin são moedas virtuais semelhantes às Bitcoin. Apareceram no passado mês de Dezembro e dão já que falar. Venha conhecer um pouco melhor


Antes de continuar a ler o artigo, recomendamos que dê uma vista de olhos no nosso artigo sobre as Bitcoin para se familiarizar um pouco melhor com este tipo de moeda virtual.

Esta moeda foi introduzida a 6 de Dezembro de 2013 e tem vindo a ganhar cada vez mais seguidores e fãs. O seu nome é baseado num famoso meme, o Doge, um cão de raça Shiba Inu, que normalmente "fala" com  frases curtas e com algum entusiasmo ("such x", "many x", "very x" and "so x").

O Reddit tem apoiado bastante esta moeda, inclusive na organização de diversos eventos de caridade.
O mais relevante até agora foi o apoio à equipa de bobsleigh da Jamaica, que se apurou para os Jogos Olímpicos de Inverno.
A "internet" juntou-se e angariou cerca de $30.000 de apoio à equipa.

As diferenças entre as Dogecoin e Bitcoin são várias, a começar pelo seu algoritmo. Enquanto o Bitcoin usa SHA-256, o Dogecoin usa um algoritmo conhecido como Scrypt.
O número máximo de moedas que podem ser mineradas também é diferente. 100 mil milhões de Dogecoin e 21 milhões de Bitcoins.

Actualmente a relação de Dogecoin e Bitcoin é de 1 = 0.00000172 BTC, cerca de 1000 Dogecoin = 1,05€.

O funcionamento das carteiras e das transferências de moedas entre contas é igual nas duas moedas, mas não são compatíveis entre si, ou seja, uma carteira de Bitcoin não aceita Dogecoin e vice versa.

A distribuição de Dogecoin entre os mais ricos e mais pobres é semelhante nas duas moedas, com destaque para as 5 carteiras com mais Dogecoin conterem 18% da totalidade de moedas já mineradas.

Ainda não há tantas lojas que aceitam esta moeda como há para o Bitcoin, mas se estiver interessado poderá ver aqui no Reddit e quem sabe, ainda encontra o que procura.

O Site oficial da moeda é http://dogecoin.com/ e o da fundação é http://foundation.dogecoin.com/ onde poderá apoiar diversas causas.

Poderá esta moeda acompanhar a sua irmã mais velha, a Bitcoin?