Site Meter

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

A terceira revelação da Valve é... O Steam Controller

Hoje, e após uma longa semana de revelações por parte da Valve, eis que chega a terceira e última revelação: o Steam Controller


Depois do sistema operativo e de uma espécie de consola, chega finalmente o elo que faltava: o comando.

Apesar de ainda não serem conhecidos muitos pormenores acerca do sistema operativo nem das Steam Machines, com o aparecimento do comando já começa tudo a fazer mais sentido.

Claro que aos poucos se vão revelando mais pormenores, que, para dizer a verdade, ainda não são muitos.
Também, claro está, a Valve apenas pretende comercializar as Steam Machines no próximo ano, por isso nem há muita pressa.

Mas falando do Steam Controller, hoje apresentado:
O comando possuirá trackpads clicáveis duplos, e, segundo a empresa, faz com que haja uma imersão muito maior do que a encontrada nos comandos actuais.
Será quase como o usar um rato de computador, tal como foi referido pela marca.

A vibração do comando será totalmente diferente do sistema DualShock encontrado nos comandos da Playstation. A Valve desenvolveu um sistema totalmente novo que funcionará com dois ímans que produzirão um campo electromagnético consoante a velocidade, limite, textura e acções encontradas no jogo.

No centro do comando ficará um ecrã, sensível ao toque e de alta resolução, que mudará consoante o jogo, podendo ser definido como um único botão, apresentar menus, funcionar como um "trackpad" ou até em modos que ainda estão para ser imaginados.

Em termos de aparência, é muito semelhante a uma WiiU da Nintendo, mas um pouco mais pequeno.


Há, no total, 16 botões disponíveis num padrão ambidextro, tornando a experiência de jogo igual para direitos ou canhotos. Como é que ninguém tinha pensado nisso antes?

O comando será compatível com as Steam Machines ou com qualquer computador com uma qualquer versão da Steam e não apenas com o SteamOS.

Também aqui a Steam permite a qualquer utilizador modificar como bem entender tanto o hardware, como o software.
Em breve a Valve partilhará um conjunto de ferramentas de forma a tornar mais fácil essa tarefa.