Site Meter

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

PT inaugura hoje datacenter da Covilhã

Esta é a primeira fase de um projecto que Zeinal Bava, CEO da empresa, diz já ser um sucesso. Estão projectados mais três edifícios e a desativação de quatro centros


É hoje inaugurado o datacenter da Portugal Telecom na Covilhã, ao fim de dois anos de obras e de um investimento inicial de 90 milhões de euros.No entanto, este será apenas o primeiro passo de uma revitalização da PT, que vai consistir na construção de mais três blocos e a desactivação dos centros do TagusPark, Carnide, Tenente Valdim e Álvaro Pais. Assim, a ideia será concentrar a capacidade total da PT em dois pontos, Picoas e Covilhã.

Zeinal Bava, CEO da empresa de telecomunicações, afirma que este é um passo importante na transformação tecnológica da PT, iniciado há mais de cinco anos. "Este projecto não foi pensado agora", explica, mas "se quiséssemos construir este datacenter em 2008 ninguém nos levava a sério".

Para já, o datacenter tem capacidade para 12.500 servidores, mas pretende uma capacidade total de 50 mil, reflectidos em 30 Petabytes, e uma área de 75.500 metros quadrados. Os clientes que queiram utilizar os serviços do novo centro podem optar pelo alojamento ou pelo pacote completo de serviços na nuvem, incluindo serviços para empresas em todo o mundo.

Aliás, espera-se que, ainda hoje, sejam assinados acordos com clientes do mercado brasileiro - relembrando que Bava acumula a função de CEO da PT com a de presidente da brasileira Oi desde Junho deste ano.

A escolha do local prende-se, sobretudo, com o clima beirão que ajuda à sustentabilidade energética, o baixo risco sísmico e a proximidade com a Universidade da Beira Interior, com a qual foi feito um acordo de formação de técnicos.

Está prevista, inicialmente, a criação de 400 postos de trabalho directos e 1000 indirectos e uma poupança de 144 mil toneladas de dióxido de carbono e de 40% no consumo energético.

Outra das novidades anunciadas por Zeinal Bava hoje na Covilhã é a mudança de nome da CloudPT para Meo Cloud, que ficará disponível gratuitamente para particulares. Simultaneamente, a Oi lançou o seu serviço de nuvem com a parceria com a PT. Antes já estavam disponíveis 16GB de espaço, quer a clientes, quer a não-clientes da PT, mas apenas através de convite.