Site Meter

terça-feira, 24 de setembro de 2013

SteamOS: Do computador para a TV

A Steam, empresa especializada em distribuição digital de jogos, anunciou um sistema operativo próprio, baseado em Linux, que promete levar os seus conteúdos de entretenimento à televisão da sala de estar


Tal como foi anunciado pela Steam, o SteamOS é um sistema operativo de código aberto, gratuito, baseado em Linux e que estenderá a oferta de conteúdos digitais à televisão, permitindo ao utilizador desfrutar de um catálogo enorme de jogos e no futuro, de vídeos/filmes e música.

De momento a plataforma já oferece cerca de 3000 jogos e o número não pára de aumentar. Num futuro próximo, a oferta não se ficará pelos jogos. A Valve já está a trabalhar em conjunto com grandes marcas do sector de vídeo e música com o objectivo de formar uma parceria para distribuição desse tipo de conteúdos.

O SteamOS introduz ainda outras funcionalidades a pensar no ambiente familiar, como a partilha de conteúdos entre membros da família ou a introdução de um controlo parental, bloqueando o acesso a várias funcionalidades ou conteúdos.

Num comunicado, a empresa explica que o objectivo é manter a plataforma aberta e que permita a qualquer utilizador vários níveis de personalização e modificação, quer no software quer no hardware, já que a empresa pensa vir a lançar já em 2014 a chamada SteamBox.

A SteamBox será uma espécie de consola que se liga à televisão e funciona tal e qual como um computador. Ao que tudo indica terá como sistema operativo o SteamOS.

Nos próximos dias haverá mais novidades acerca deste assunto.