A versão hoje apresentada e disponibilizada é uma versão preview do Windows 8.1 que será lançado no final do ano
Esta versão funciona quase como um update ao Windows 8, lançado oficialmente em Outubro de 2012, e pode ser feito download de forma gratuita no site oficial da Microsoft.
Uma das funcionalidades "novas" é a inclusão de um botão de "Iniciar" cujo seu desaparecimento levou a muitos utilizadores criticarem a acção da Microsoft.
A apresentação decorreu hoje, durante o Microsoft Build, um evento destinado a programadores, e que conta com várias palestras e outras actividades.
Durante este evento é esperado um esclarecimento sobre o que a Microsoft pretende fazer com o Windows RT, sistema operativo destinado aos tablets, e que não tem tido a adesão que inicialmente se esperava.
Segundo vários rumores, a Microsoft poderá cancelar esse sistema operativo que dá vida ao Surface.
Outra das novidades poderá ser a apresentação de um Surface mais pequeno, talvez com 7 polegadas de ecrã, uma vez que o Windows 8.1 conta com o suporte para tablets com o ecrã de dimensões reduzidas.
A Microsoft já terá vendido 100 mil licenças do Windows 8, mas não conseguiu evitar a maior quebra de sempre nas vendas de sistemas operativos e computadores.
Nas novidades deste Windows 8.1 estão ainda a possibilidade de iniciar o computador em "modo desktop" melhorias no sistema multitarefa e no sistema de pesquisas.
A empresa espera assim contrariar a tendência da quebra de vendas.
A venda de tablets e smartphones continua a subir, no entanto a Microsoft não tem conseguido consolidar a sua presença nestes segmentos.