Site Meter

terça-feira, 11 de junho de 2013

E3: Sony mostra finalmente a Playstation 4

A Sony já tinha agendado para o evento da E3 a revelação da consola da última geração e assim o fez


Na madrugada passada, a Sony finalmente revelou o aspecto final da sua consola, uma vez que as características técnicas, o comando e até algumas imagens da interface gráfica já tinham sido reveladas em Fevereiro.

O design segue o mesmo estilo da Playstation 2 e curiosamente, tem semelhanças com a rival da Microsoft.

A Sony reservou algum tempo para destacar as capacidades de "entretenimento" da nova consola, assim como alguns jogos para a Playstation 3, como é o caso do Gran Turismo 6.

The Order 1884,  Killzone Shadow Fall, Drive Club, Infamous Second Son seguiram-se na apresentação. Talvez como uma forma da Sony "abanar" um pouco as coisas em relação à sua rival Microsoft na questão gráfica.
Se com esses jogos as coisas não ficassem mais sérias, com o The Dark Sorcerer da Quantic Dreams foi possível ver toda a capacidade gráfica da Playstation 4.

The Dark Sorcerer da Quantic Dreams - Playstation 4
A Sony reforçou ainda o seu apoio aos developers independentes mostrando uma série de jogos "indie", alguns dos quais nos fazem relembrar os jogos da consola da primeira geração da Sony.

Mercenary Kings - Playstation 4
Claro que nomes mais sonantes dos videojogos não foram esquecidos, como é o caso de Final Fantasy 15 e Kingdom Hearts 3, este último talvez um dos mais aguardados.

Na apresentação foi possível ver Assassin's Creed 4 a ser jogado em tempo real, se bem que umas paragens a meio levaram a demo a acabar mais cedo do que o previsto e que esperamos que não aconteça na versão final.
Já a demo de Watch Dogs correu sem nenhum incidente e foi possível ver a espectacularidade dos gráficos.

Estava guardado para o final aqueles que talvez são os trunfos da Sony Playstation 4 em relação a consola da Microsoft, a Xbox One.
Os jogadores da Playstation 4 não vão encontrar problemas em revender os seus jogos que já não queiram como acontece com a consola rival. E a Sony fez questão de realçar esse aspecto.
Os jogos da Playstation 4 (em formato físico) não vão necessitar de qualquer activação via internet nem sequer será necessária uma ligação à internet a cada 24 horas. Foi mesmo referido esse especto, numa clara alusão à consola da Microsoft.
A Playstation 4 tem assim um grande trunfo face à rival Xbox One que pelo menos não faz com que o jogador fique "pendurado" caso haja algum problema temporário com a internet e o impeça de jogar.

Para o fim estava aquela que seria a coisa mais aguardada a seguir ao aspecto físico da consola: O preço.
E é aí que a Sony consegue mais um trunfo importante.
Com um preço de 399€ para a Europa, consegue ser 100€ mais barata que a Xbox One.
Será comercializada já a partir do final deste ano.
Resta aguardar para ver se a Microsoft se sente realmente ameaçada e faz qualquer coisa em relação ao preço da consola ou em relação às constantes restrições no que toca aos jogos usados.

Parece que a Sony encontrou a melhor forma de enfrentar um mercado que nem sempre é fácil ajudando igualmente os developers com menos capacidades mas com grandes ideias e mostrando uma consola com um hardware mais potente.

Daqui para a frente iremos ter certamente uma grande geração de jogos com gráficos a roçar a realidade.

Para quem não teve a oportunidade de ver, ou para aqueles que quiserem rever a apresentação da Sony na E3, aqui está o vídeo completo.