Com o lançamento de serviços de streaming de música quase diariamente, a Apple via o caminho cada vez mais complicado mas, daqui para a frente, as coisas podem ser bem diferentes
O iTunes Radio é semelhante a outros serviços como o Pandora ou o Last.fm e está integrado no próprio leitor de música do novo iOS 7, no iTunes para PC, Mac e Apple TV. Relembramos que apenas está disponível, numa fase inicial, nos Estados Unidos.
Pelo que se pode observar na apresentação, que decorreu no evento da WWDC, irá ser possível criar rádios de forma automática, escolhendo um artista, música ou estilo.
Também poderá escolher entre tocar os maiores sucessos desse artista, um modo "descoberta" para descobrir artistas semelhantes ou uma mistura entre os dois.
À medida que for usando o iTunes Radio, ele saberá cada vez melhor o que lhe recomendar.
Além disso, tem as opções de "Tocar Mais Como Esta" ou "Nunca Toque Esta Música".
Terá também integração com o iCloud para que as rádios se sincronizem entre dispositivos e busca por voz com o Siri.
Se gostar de uma música, poderá comprar através do iTunes.
No entanto, no Radio não poderá fazer a sua própria playlist, como é possível no iTunes.
À primeira vista parece não ser tão interessante como outros serviços, como o Google Play All Access, o Rdio ou até o Deezer, ainda assim, este serviço da Apple ainda tem muito para crescer, para além do grande número de contas do iTunes.
Outro factor importante é o de que este serviço é gratuito, suportado por publicidade é certo, mas nada que atrapalhe o utilizador.
Para quem não quiser publicidade, poderá removê-las caso seja assinante do serviço iTunes Match.