Site Meter

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Samsung Portugal retira da Net campanha polémica

A Samsung Portugal decidiu partilhar os principais desejos para 2013 de alguns bloggers de moda portugueses. A resposta negativa aos vídeos não se fez esperar e a levou a marca a retirar os mesmos do Youtube.


A empresa de tecnologia Samsung está, esta quinta-feira, nas bocas do Mundo. Lá fora fala-se, sobretudo, da sua intervenção na feira de tecnologia CES 2013, onde apresentou um protótipo de um ecrã flexível de telemóvel. Por cá, no entanto, o motivo do "buzz" que rodeia a marca é outro, bem menos abonatório.

A Samsung, normalmente bastante ativa na sua interação com as redes sociais e a blogosfera lusa, decidiu dar a palavra a alguns bloggers de moda e lifestyle portugueses para que falassem, em vídeos promocionais, dos seus principais desejos para 2013. A série de vídeos deveria ser totalmente lançada esta semana, mas o feedback negativo levou a empresa a retirar do Youtube os trabalhos já publicados sobre o tema. A medida não chegou, mesmo assim, para parar a onda de indignação e as brincadeiras.

Em causa está o conteúdo dos vídeos, criticado por muitos portugueses, que consideram as declarações desfasadas da realidade económica da maioria dos portugueses e apontam o dedo à superficialidade dos protagonistas. Nos vídeos, bloggers como Filipa Xavier, do blogue "Fashion-À-Porter", falam das grandes viagens e planos que têm para o novo ano e do que correu bem em 2012. Pelo meio, a jovem apresenta como uma das metas pessoais a compra uma mala Channel preta, para a qual anda a juntar dinheiro.

A página da marca em Portugal foi invadida por comentários, na sua grande maioria jocosos. As últimas publicações da empresa por lá, por exemplo, já contam com dezenas de comentários relacionados com a temática e os posts de utilizadores também não páram de chegar. A página conta com cerca de 262 mil seguidores no nosso país, sendo uma das mais bem posicionadas a nível nacional, no Facebook.

 Ainda no Facebook, já existem algumas páginas especialmente dirigidas à blogger Filipa Xavier, conhecida como "Pepa". "A Pepa quer uma Mala" e "Dar uma Mala à Pepa" são disso mesmo exemplo, já reunindo diversos seguidores, apesar de apenas terem poucas horas de existência.

Apesar da decisão de retirar os vídeos da plataforma de partilha, diversas "cópias" dos vídeos vão circulando pelo Youtube, estando, também elas, pejadas de comentários negativos e de interrogações quanto às pessoas escolhidas pela marca para protagonizar os vídeos. Uma dessas cópias já conta, inclusivamente, com quase 500 "não gostos".