Site Meter

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Anonymous atacam MIT, na sequência de suicídio de Aaron Swartz


O site Massachusetts Institute of Technology (MIT) foi alvo de um ataque dos Anonymous, passando a ostentar uma mensagem de tributo ao investigador norte-americano e criticando a justiça dos EUA.



Ontem, responsáveis do MIT desencadearam um inquérito com o objetivo de apurar as responsabilidades da famosa instituição académica no malogrado acontecimento, que terminou com o suicídio de Aaron Swartz, aos 26 anos de idade. O grupo de hacktivistas Anonymous não quis esperar pelos resultados do inquérito e, pouco depois, lançou um ataque de defacement, que desfigurou o site do MIT, informa a Cnet.

A mensagem que os hackers inseriram no site do MIT apelida o processo de «grotesco erro da justiça». «Apelamos para que esta tragédia sirva de ponto de partida para fazer uma reforma das leis do crime informático, e que os procuradores gerais com excesso de zelo passem a usar as novas leis», acrescenta a mensagem dos Anonymous inserida no defacement do site do MIT.

Swartz estava a ser acusado pelo acesso indevido a quatro milhões de artigos científicos do MIT e do arquivo de jornais académicos Jstor. Em julho de 2011, o jovem criador do RSS e do Reddit, foi detido.
Nos tribunais, estava a decorrer uma acusação que exigia indemnizações de quatro milhões de euros e mais de 50 anos de prisão. Segundo informações que circulam na Web, desde 2007 que Aaron Swartz se debatia com uma depressão.

Os críticos do atual sistema legal criticam a justiça e o papel do MIT e não hesitam em relacionar a tentativa de fazer deste processo um exemplo com o suicídio do jovem programador.
Segundo o NewScientist, várias centenas de investigadores optaram por prestar tributo à vida de Aaron Swartz e à defesa do livre acesso à informação, com a publicação de artigos científicos no Twitter.