Site Meter

sábado, 25 de agosto de 2012

Samsung condenada a pagar mil milhões de dólares à Apple

Um júri do tribunal de San José, no estado norte-americano da Califórnia, determinou que a Samsung violou várias patentes da Apple para smartphones e tabletes, condenando a empresa sul coreana a pagar uma indemnização de mil milhões.


O júri, que examinou cerca de 700 queixas da Apple e da Samsung e decidiu que a empresa sul-coreana de electrónica copiou pelo menos três das inovações do iPhone. O veredicto concluiu ainda que a Apple não violou nenhuma das patentes da Samsung.

O caso está a decorrer desde o início do mês num tribunal californiano, com a Apple a acusar a Samsung de ter copiado o design e várias funcionalidades do iPhone e do iPad (como os ícones das aplicações).

Além de pedir uma indemnização de 2,75 mil milhões de dólares, a Apple queria também que o tribunal proibisse a Samsung de vender vários modelos de telemóveis e tablets no mercado americano.

Para se defender das acusações, a Samsung lançou um contra-ataque, acusando a rival de ter infringido patentes relacionadas com tecnologia de comunicação móvel e pedindo, por isso, 422 milhões de dólares.

O detalhe das argumentações levou a que a juíza tivesse interpelado várias vezes e de forma ríspida os advogados de ambas as partes, chegando a sugerir ironicamente a um dos advogados da Apple que este estaria a “fumar crack” por pretender chamar a tribunal um extenso rol de testemunhas em apenas quatro horas.

A Samsung já vendeu 22,7 milhões de smartphones e tabletes que a Apple diz que usam a sua tecnologia e que tem um valor estimado de vendas de 8,16 mil milhões de dólares, desde Junho de 2010.

O veredicto deste caso terá consequências que vão para lá dos EUA e que poderão afectar o resto do sector. Os aparelhos da Samsung em causa usam o sistema operativo Android, desenvolvido pelo Google e que é usado por vários outros fabricantes. O Android tornou-se o sistema operativo dominante para smartphones e a decisão em favor da Apple dá-lhe vantagem em batalhas judiciais contra outras marcas – têm sido vários os processos do género movidos pela Apple, incluindo em vários países europeus.

Fonte: Público