Site Meter

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Onda com 30 metros vencida na Nazaré

Maior onda jamais surfada é portuguesa


Garrett McNamara voltou a fazer história ao surfar a maior onda de sempre. Esta onda foi apanhada por McNamara na Praia do Norte, na Nazaré, no decorrer do projecto ZON North Canyon Show 2011. Tinha cerca de 30 metros de altura.

Garrett McNamara estava a fazer 'Tow In' com os surfistas Andrew Cotton (Reino Unido) e Al Mennie (República da Irlanda) na Praia do Norte, quando apanhou esta onda gigante, a maior de sempre jamais surfada no Mundo.

"Tudo parecia perfeito: o tempo, as ondas. Eu e o Cotty surfámos duas ondas grandes com cerca de 20 metros e depois, quando o Garrett estava pronto, veio uma onda do ‘canhão’ talvez com mais de 30 metros", disse Al Mennie.

O irlandês nem queria acreditar no que estava a presenciar: ''Estava escrito. Como estava a fazer segurança no jet ski fiquei no melhor lugar para vê-lo surfar a maior onda que já vi. Foi incrível. A maioria das pessoas iria parecer assustada mas o Garrett estava a controlar enquanto descia a parte crítica da onda. Foi uma surfada inspiradora por um surfista inspirador. Depois da surfada o mar acalmou. Ficamos lá só a absorver o que tinha acontecido e tudo o que estava à volta. Que dia!''

Esta não foi a priemira vez que Garrett McNamara surfou ondas gigantes na Praia do Norte, que está sob o efeito de um fenómeno conhecido como 'Canhão da Nazaré' e que proporciona a criação de ondas com um tamanho fora do normal.

De acordo com um elemento da Marinha Portuguesa, “o facto de o ‘Canhão da Nazaré’ estar perto da Praia do Norte promove uma situação de empolamento com intensidade significativa. As condições de direcção de ondulação e vento verificadas neste dia potenciam este fenómeno de empolamento”.

“Por esta hora uma das bóias de monitorização do ‘Canhão da Nazaré’ registou uma onda com cerca de oito metros ao largo da Nazaré. Com uma direcção de ondulação Oeste - Noroeste com vento favorável, é razoável concluir que esta onda sofreu um significativo efeito de empolamento característico deste local”, disse a mesma fonte.

De resto o ano passado esta mesma bóia registou uma onda com cerca de 21 metros ao largo da Nazaré, que caso tivesse beneficiado das mesmas condições poderia ter atingido uma dimensão ''assustadora'' ao chegar à praia, só que ''dificilmente teria sido surfada já que ao chegar à vertical cairia imediatamente''.



Sem comentários :