Site Meter

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Megaupload: Kim Schmitz tem o ‘apoio’ da Apple


Numa entrevista, Steve Wozniak defende o fundador do polémico site de partilha de ficheiros, não poupando nas críticas às autoridades norte-americanas. Cofundador da Apple acredita que ‘Dotcom’ está inocente.


O processo do Megaupload, em que Kim Schmitz, o fundador, tem o FBI ‘à perna’ por alegada violação de direitos de autor, conheceu esta semana um novo apoiante. Trata-se de Steve Wozniak, engenheiro norte-americano que criou a Apple, juntamente com Steve Jobs e Ronald Wayne. 

Para o informático, ‘Dotcom’ está inocente e tem sido alvo de uma forte campanha dos Estados Unidos, que o querem prender de qualquer forma. 

Em entrevista ao site CNews, Wozniak afirma que o serviço de Schmitz não passa de uma plataforma de partilha de ficheiros, e que o próprio não tem qualquer culpa se há pirataria dentro da mesma: “Não fechamos o posto dos correios quando os crimes ocorrem por correio”, ironiza. 

Wozniak acredita e espera também que casos como este não parem a evolução da tecnologia, e afirma mesmo a sua opinião sobre estes casos de sucesso: “Nesta área, quando não conseguem parar algo poderoso, saiam da frente”, refere. 

Entretanto, na Nova Zelândia, que Wozniak classifica como “um país mais desenvolvido que os Estados Unidos em matéria de direitos humanos”, Schmitz continua a aguardar a decisão dos tribunais em extraditá-lo, ou não, para a nação do FBI, que procura recebê-lo naquele país para o acusar de inúmeros crimes de violação de direitos de autor. 

Recorde-se que Kim Schimtz, criador e um dos lideres do Megaupload, foi detido pelo FBI a 20 de janeiro passado, juntamente com mais seis pessoas na Nova Zelândia, e é agora acusado de violação de direitos de autor e enriquecimento ilícito. Só em 2010, estima-se que ‘Dotcom’ tenha metido ao bolso qualquer coisa como 42 milhões de dólares. Imagens encontradas na Internet mostram mesmo o programador informático a bordo de aviões particulares, entre outros luxos. Desde 2005, ano em que o Megaupload foi lançado, estima-se que Kim tenha lucrado cerca de 175 milhões de euros com o site.

Fonte: PTJornal