Site Meter

domingo, 16 de setembro de 2007

Morte de Colin McRae






Londres, 16 Set (Lusa) - A polícia britânica confirmou hoje que o escocês Colin McRae, campeão do Mundo de ralis em 1995, e o seu filho de cinco anos morreram sábado no acidente com um helicóptero registado junto à sua residência, na Escócia.

Colin McRae, de 39 anos, e o filho, Johnny Gavin, eram dois dos quatro ocupantes do aparelho, que pertencia ao ex-piloto, anunciou a polícia de Strathclyde, no Sudeste da Escócia, região na qual ocorreu o acidente.

As outras duas vítimas mortais são Bem Porcelli, que tinha seis anos e era amigo do filho de McRae, e Graeme Duncan, de 37 e amigo do antigo campeão do Mundo.

"Pensamos que o grupo regressava de uma visita à vila vizinha de Quarter cerca das 16:05 quando tudo indica que o helicóptero tenha tido uma dificuldade e se despenhou no terreno da casa de família dos McRae", disse o responsável da polícia local Tim Love.

McRae, o primeiro britânico e o mais jovem campeão do Mundo de ralis de sempre, estava aos comandos do aparelho, que ficou totalmente carbonizado, o que impediu as autoridades de identificarem imediatamente os corpos.

Citado pelo jornal britânico Sunday Times, agente de McRae, Jean-Eric Freudiger, afirmou que o antigo piloto "conhecia muito bem o terreno e as condições em Jerviswood (Sudeste da Escócia)", pois aquele era "um local que ele sobrevoava regularmente".

Casado com Alison, com quem teve mais uma filha, Hollie, de nove anos, Colin McRae possuía brevet de piloto e deslocava-se regularmente de helicóptero.

McRae conquistou o seu único título mundial de ralis em 1995, quando se tornou o primeiro britânico a consegui-lo e o mais jovem piloto de sempre a conquistar o ceptro, com apenas 27 anos.

O título mundial levou a rainha de Inglaterra, Isabel II, torná-lo Membro do Império Britânico, nesse mesmo ano.

O gosto pela velocidade e pelos ralis estava nos genes de Colin McRae, pois o seu pai, Jimmy, foi cinco vezes campeão de ralis do Reino Unido e o seu irmão mais novo, Alister, seguiu as suas pisadas como piloto profissional.

McRae começou a carreira em 1986 nos campeonatos escoceses de rali, em que, ao volante de Talbot Sunbeam, começou a dar nas vistas, com uma condução ao estilo do finlandês Ari Vatanen, numa altura em que a sua co-piloto era a sua futura mulher, Alison.

No ano seguinte, estreou-se no Campeonato do Mundo, no Rali da Suécia, que terminou na 36ª posição com um Vauxhall Nova.

Em 1991 tornou-se piloto oficial da Subaru, equipa na qual esteve até 1998 e em que correu 66 dos 146 ralis que fez no Mundial.

Em 1999 assinou pela Ford, em que esteve três épocas, antes de em 2003 fazer a sua última época completa, num Citroen Xsara.

Após um ano sabático, McRae teve duas aparições ao volante de um Skoda e em 2006 ainda substituiu numa prova o campeão mundial Sebastien Loeb, que se tinha lesionado numa queda de bicicleta.

A primeira vitória de Colin McRae no Mundial de Ralis surgiu 1993, na Nova Zelândia, tendo-se despedido do lugar mais alto do pódio nove anos depois, no Rali do Quénia, onde obteve o seu 25º triunfo.

Além do título conquistado em 1995, Colin McRae foi três vezes vice-campeão mundial (1996, 1997 e 2001) e uma vez terceiro (1998).

Retirado dos ralis, fez uma experiência nas 24 horas de Le Mans em 2004, terminando na nona posição, e teve duas participações no Rali Lisboa-Dakar, a última das quais acabou com um aparatoso acidente, quando liderava a prova rainha do todo-o-terreno.

A marca de Colin McRae estendeu-se muito para além das estradas, uma vez que o seu nome está associado a um dos mais vendidos videojogos de ralis. O lançamento do próximo número da saga "Colin McRae", intitulado "Dirt", estava previsto para 2008.

Além dos jogos de computadores, Colin McRae estava a trabalhar num outro projecto: a construção de um automóvel, que esperava testar no Outono.




Sem comentários :