Site Meter

quarta-feira, 4 de junho de 2014

[Review] Outlast: "O" jogo de terror

Este é um jogo de terror em que a combinação de teclas mais usada foi Alt+F4. Não que eu seja medroso, mas de facto, o jogo é bastante assustador



-Introdução-
O meu histórico de jogos de terror não é muito grande, mas conta com clássicos como Resident Evil 4 na Dreamcast, Dead Space e mais recentemente, Slender: The Arrival, no PC.

Outlast está um patamar muito acima de qualquer um dos jogos que citei anteriormente. Não por ser mais recente, mas por ter um nível de terror psicológico e visual bastante bem trabalhado pela equipa de desenvolvedores. Cada vez que aparece um monstro é tempo de fazer Alt+F4 e ir jogar algo mais leve até o coração voltar ao ritmo habitual.

-Informação Geral-
Outlast é um jogo de Survival Horror (ou de Acção, Aventura, Indie segundo a página na Steam) e foi desenvolvido pela Red Barrels, uma empresa formada por pessoas de outros estúdios como a Ubisoft, EA e Microsoft. Foi lançado a 4 de Setembro de 2013 para PC e a 5 de Fevereiro de 2014 para Playstation 4.

-Gráficos-
O jogo foi desenvolvido através do motor de jogo Unreal, pelo que tem gráficos aceitáveis e que não necessitam de um "supercomputador" para ser jogado com fluidez. Não apresenta erros de renderização, mas poderá ocorrer um bug ou outro de vez em quando.


-História-
A personagem principal, Miles Upshur, não é um herói nem tem super-poderes. É um simples jornalista freelancer munido apenas com uma câmara de filmar e pilhas. O seu objectivo é recolher provas sobre uma denúncia de maus tratos a pacientes e experiências macabras realizadas num asilo em Lake County, Colorado.

-Jogabilidade-
O jogador pode andar, correr, saltar, abaixar, andar abaixado e usar a câmara não só para filmar mas também para ver no escuro. A personagem principal não fala, são poucas cutscenes, pelo que a história é contada através de documentos e provas recolhidas ao longo do jogo. Tal como disse, o personagem principal não tem qualquer arma, pelo que sempre que estiver na presença de um inimigo/monstro, tudo o que tem de fazer é correr, muito, e esconder-se. Há vários tipos de esconderijo no jogo e podem ser armários, zonas escuras ou salas/arrecadações.

-Conclusão-
Outlast é bastante pesado e tenso, pelo que é altamente recomendado apenas para maiores de 18 anos. O preço do jogo actualmente é de 20€ na Steam.

Pontos positivos: Jogo Indie bastante bem elaborado, onde consegue transmitir um clima tenso e de horror.
Os gráficos são bons e a jogabilidade é simples, onde os controlos respondem bem. A inteligência artificial é bem feita e totalmente imprevisível. A história é baseada em factos reais, o que torna o jogo ainda mais macabro (se é que é possível).

Pontos Negativos: Preço um pouco alto para um jogo Indie e pode tornar-se um pouco repetitivo ao longo do tempo de jogo.



Pontuação Final


Sem comentários :