Site Meter

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Ubuntu Edge não consegue financiamento

Canonical procurava obter $32 milhões para conseguir levar ao público um projecto inovador


O Ubuntu Edge seria um smartphone com uns incriveis 4GB de RAM, 128GB de memória interna, dois sistemas operativos, Ubuntu e Android, e com capacidade de se transformar em computador quando ligado a periféricos (rato, teclado e monitor).

Infelizmente a ideia nem sequer saiu do papel e com toda esta campanha ficou provado que nem mesmo a Canonical consegue cativar gente através de crowdfunding quando se tratam de milhões.

A Canonical recorreu ao site Indiegogo, rival do Kickstarter mas com alcance mundial, com o objectivo de conseguir juntar $32 milhões, cerca de três vezes mais dinheiro que o projecto mais bem sucedido do Kickstarter, o relógio Pebble, que conseguiu $10,2 milhões.

Para conseguir o financiamento desejado, teriam de conseguir cerca de $1 milhão por dia. No primeiro dia até foram bem sucedidos, conseguindo juntar cerca de $3,4 milhões, mas aos poucos foi "enfraquecendo".
Talvez tenha sido influenciado pelo custo dos primeiros 5 mil smartphones que tinham um custo de $600 mas que os seguintes seriam $830.

Mark Shuttleworth agradeceu a todos e disse que há lições positivas a serem extraídas da campanha.
 A atenção do mundo voltou-se para o Ubuntu Phone e isso ajudará o sistema a ter um “grande impulso” quando ele for lançado, em 2014. “Milhares de vocês claramente querem ter um Ubuntu Edge e acreditam na nossa visão de convergência; estejam certos de que vocês não terão que esperar muito,” escreveu Shuttleworth no seu ultimo post da campanha.