Site Meter

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Sete mortos em explosão em Oslo (Actualizado)

Uma explosão no centro de Oslo, perto do gabinete do primeiro-ministro norueguês, fez pelo menos sete vítimas mortais e dezenas de feridos (dois deles em estado grave), de acordo com informações da polícia citadas pela agência NTB. A explosão instalou o caos no centro da cidade. O primeiro-ministro não se encontrava no seu gabinete mas já descreveu a situação como "muito séria".



As autoridades ainda não falam de um atentado e a explosão não foi reivindicada, mas a imprensa norueguesa avança que o alvo da acção seria o primeiro-ministro Jens Stoltenberg, que não se encontrava no seu escritório no momento da explosão.


O primeiro-ministro norueguês já veio descrever a situação como sendo "muito séria".

"Apesar de estarmos bem preparados, é sempre muito dramático quando acontece", declarou também o chefe de governo via telefone ao canal de televisão TV2 Nyhetskanalen.
O cenário depois da explosão foi de destruição total: "Vi que as janelas do edifício do Verdens Gang - VG (nome de um jornal noruguês) e da sede do governo estavam estilhaçadas. Há pessoas ensanguentadas na rua", declarou uma jornalista da rádio estatal NRK no local.

A explosão ocorreu nas imediações do Ministério das Finanças, localizado muito perto do edifício que abriga o gabinete do primeiro-ministro norueguês.

"Há vidro por todos os lados. É o caos total. As janelas de todos os edifícios nas imediações foram pelos ares", acrescentou a jornalista da NRK Ingunn Andersen, que inicialmente pensou tratar-se de um sismo.

A CNN adianta ainda, citando uma jornalista local, que uma segunda explosão terá ocorrido junto do parlamento norueguês, mas a informação não foi confirmada.

As janelas de todos os edifícios nas imediações foram pelos ares Jornalista norueguesa
Todas as estradas que dão acesso ao centro da cidade foram encerradas e as autoridades evacuaram a zona com receio de novas explosões. 

O site da BBC News dá conta do relato de Oistein Mjarum, director de comunicações da Cruz Vermelha Norueguesa, cujo escritório fica perto do local da explosão.

"Esta é uma zona muito movimentada numa sexta-feira à tarde e muita gente trabalha nestes edifícios que estão agora em chamas", disse à BBC.

Cenário de caos e destruição

As imagens entretanto divulgadas dão conta de um cenário de caos e destruição. As fotografias colocadas no site do NRK mostram vidros amontoados em frente ao edifício atingido, feridos e soldados que cercaram o bairro.

A polícia admite que a explosão possa ter sido causada por um carro-bomba, mas as autoridades estão cautelosas em relação às causas do ocorrido. De acordo com uma fonte policial, um carro teria sido visto a circular a toda velocidade pouco antes da explosão, mas, por enquanto, não se confirma a hipótese de se tratar de um carro-bomba.

Ainda segundo a polícia, dezenas de pessoas foram hospitalizadas, algumas com ferimentos graves.

Esta seria a primeira vez que um atentado atinge a Noruega, país membro da NATO, e envolvido no Afeganistão e na Líbia.

Atentado?

A estação de televisão Al Jazira destaca que a explosão desta tarde acontece poucos dias depois de a procuradoria norueguesa ter interposto uma acusação por terrorismo contra Najmuddin Faraj Ahmad, fundador do grupo islamista Ansar al-Islam, do Kurdistão.

Está na Noruega desde 1991 e no passado dia 12 foi formalmente acusado por ter ameaçado de morte uma antiga ministra norueguesa, Erna Solberg. “A Noruega pagará um preço elevado pela minha morte”, disse na altura, citado pela Al Jazira.

Fonte: Sapo (Notícias)
Actualizado as 19:13


Sem comentários :