Site Meter

quinta-feira, 3 de março de 2011

Puma americano oficialmente extinto


Apesar do puma americano (Puma concolor couguar) constar da lista de espécies ameaçadas desde 1973, há muito tempo que a sua existência estava a ser questionada. Ontem, depois de ter analisado toda a informação referente a esta espécie, a U.S. Fish and Wildlife Service declarou-a oficialmente extinta e recomenda que as subespécies sejam retiradas da lista de animais em risco.

“Reconhecemos que muitas pessoas viram pumas em estado selvagem, tomando-os como sendo os históricos pumas americanos. Contudo, consideramos que esses avistamentos não foram, de facto, de pumas americanos. Não encontrámos qualquer que confirme a sua existência”, diz Martin Miller, director do serviço da região nordeste de espécies ameaçadas.

Os relatórios sobre pumas avistados em estado selvagem referem-se a outras subespécies, muitas das quais referem-se a animais que escaparam do cativeiro ou que foram devolvidos à liberdade, bem como de espécies que migraram da zona este para o oeste.

O facto de o puma americano ter sido declarado oficialmente extinto não afecta a protecção da pantera da Flórida, outra subespécie de felino ameaçada. Embora a pantera da Flórida se tenha espalhado pelo sudeste do país, actualmente, existe em menos de cinco por cento do seu habitat histórico e estão contabilizados entre 120 a 160 indivíduos no sudoeste da Flórida.




Sem comentários :