Site Meter

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Maior transporte especial feito por estrada em Portugal




(fotos tiradas por mim nas Arreciadas (Abrantes) 15.07.2009)

Imagens da operação de transporte de turbinas para Central do Pego, no primeiro dia e no terceiro do transporte das turbinas para a nova unidade de produção de electricidade a gás na Central do Pego, em Abrantes, centenas de pessoas saíram à rua para ver o enorme aparato. Para muitos esta era uma ocasião imperdível de ver aquele que as autoridades dizem ser o maior transporte especial por estrada feito em Portugal.

Transporte de turbinas para central do Pego obriga a alterações em linhas eléctricas e corte de árvores

O transporte de várias turbinas e geradores de vapor para a nova central a gás para produção de energia, na central do Pego, concelho de Abrantes, está a obrigar a uma enorme operação de logística que passa por alterações nas linhas de electricidade e telefones nas várias localidades por onde vão passar os equipamentos. Os camiões de grandes dimensões, um deles com uma extensão de 47 metros, só vão circular durante a noite por estradas secundárias da região de modo a evitar complicações no trânsito e na vida das populações.

Os equipamentos, produzidos pela Siemens, saíram de Roterdão (a segunda maior cidade da Holanda) por barco e já chegaram ao porto de Lisboa, de onde vão ser transportados em barcaças pelo Tejo até Muge (concelho de Salvaterra de Magos). O cais desta localidade teve que ser alargado para o efeito. Aqui as turbinas e geradores são carregados em camiões especiais seguindo-se uma viagem por estradas dos concelhos de Salvaterra de Magos, Almeirim, Chamusca e Abrantes.

Para a passagem do transporte foi necessários retirar algum mobiliário urbano em algumas localidades e cortar árvores e ramos. Algumas linhas de electricidade e telefones tiveram que ser subidas para uma altura de cerca de oito metros, já que os geradores têm cerca de sete metros de altura. Em algumas zonas em que não foi possível fazer esta alteração vão ser cortadas as linhas de electricidade e telefones à passagem do transporte, a cargo da empresa Laso, e restabelecidas imediatamente a seguir.

Nesta operação estão envolvidos os serviços municipais de protecção civil, juntas de freguesia, EDP, PT e GNR, além de técnicos da empresa de transportes. Segundo José Vieira, da Pegop (empresa responsável pela manutenção e operação da Central Termoeléctrica do Pego) tudo foi programado para causar o mínimo de inconvenientes às populações. Ainda não há uma data certa para a chegada dos equipamentos a Muge para se iniciar o transporte rodoviário, mas prevê-se para o meio desta semana.

Os camiões vão circular por Benfica do Ribatejo, Fazendas de Almeirim, Paço dos Negros, Parreira, Chouto e depois pela estrada de ligação a Abrantes e Ponte de Sor. O transporte por estrada vai demorar três dias, na pior das hipóteses cinco, segundo está calculado.

Depois deste primeiro transporte, vai ocorrer um segundo com as mesmas características passado um mês, em princípio a meio de Agosto.

Videos:
http://www.youtube.com/watch?v=xvebzc_9EL4
http://www.youtube.com/watch?v=_yfwFE5BjLg
http://videos.sapo.pt/QPcHjB6DPB5foTwkRVSZ
http://videos.sapo.pt/vhUIIdgATRSP3z2zo5r8



1 comentário :

Nanny disse...

Eu estava lá à chegada à Central do Pego e vi-os :D

Operação fantástica!