Site Meter

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Ubuntu ganha versão para smartphones


O sistema operativo Ubuntu foi adaptado para correr em smartphones. O software, baseado em Linux, vai permitir aos utilizadores executar aplicações nos seus dispositivos móveis e sincronizá-los com o PC. 

O código será lançado inicialmente como um ficheiro que pode ser instalado no Samsung Galaxy Nexus, substituindo o Android. Os analistas estão ainda em dúvida se os utilizadores querem realmente transformar os seus smartphones em computadores plenamente funcionais. 
Ainda assim, o fundador da Ubuntu, Mark Shuttleworth, afirmou que está em negociações com os fabricantes para que os dispositivos sejam vendidos com o sistema operativo pré-instalado ainda este ano. Embora concorde que a inovação será inicialmente limitada a "entusiastas", Shuttleworth considera que o horizonte será mais alargado no futuro. 
"É bastante incrível termos chegado ao ponto em que o poder de um telemóvel se equipara ao poder de processamento de um portátil básico", afirmou Shuttleworth à BBC, rematando que "estamos a tomar partido disso, tanto que, pela primeira vez na História, temos uma plataforma completamente criada para PC disponível para telemóvel". 
"Tenho confiança que, se olharmos em frente, para os próximos três a cinco anos, haverá uma transição que a Apple será obrigada a fazer... E se não for o Windows 8, é o Windows 10 que fará a Microsoft criar o seu smartphone e laptop juntos num único dispositivo". 

Fonte: BBC com adaptação de Sara Pereira