O Facebook acabou de anunciar a sua mais nova função, o Graph Search.
Para melhorar ainda mais a experiência do usuário na rede social, o serviço permite buscas de fotos, pessoas e conexões – o qual Mark Zuckerberg afirma não ser uma pesquisa na Web como pensávamos tempo atrás.
A nova ferramenta permite encontrar conteúdos específicos na rede e promover os resultados de uma forma mais intuitiva. Ela se parece como uma busca avançada de tags, permitindo buscar coisas como relacionamento, interesses e até localização.
Segundo Mark, os resultados são exibidos de acordo com a interacção dos amigos e logo passa para os amigos em comum e depois para todo mundo. Filtrando os resultados de acordo com a sua amizade – a ideia é mostrar aos usuários a informação mais popular e mais relevante para eles.
O novo Graph Search poderá até cuidar da sua vida social ou nocturna como por exemplo sugerindo amigos que gostam de Star Wars e Harry Potter se você planeia ir no cinema ou até achar alguém que você conheceu em uma festa através dos amigos em comum que estavam na mesma festa que você.
A nova função Graph Search está disponível em versão Beta limitada apenas em inglês. Você poderá saber mais sobre a ferramenta aqui e entrar para a lista do Beta. Até o momento, o serviço conta com um número limitado de acções e ainda as buscas Open Graph (como músicas ouvidas) e por publicações não estão disponíveis, contudo, o serviço deverá chegar completo nos próximos meses.
Além do mais, o Facebook reconhece o nível de privacidade de seu novo serviço, afirmando que “você somente poderá ver o que é compartilhado com você” – seus dados privados não aparecerão em qualquer lugar.
Alguns filtros do serviço permitirão que você procure em categorias específicas como por exemplo ‘dentistas na cidade de São Paulo’, exbindo resultados de amigos com endereço e número de telefone. É uma forma de integrar análises dos lugares com opiniões de quem você conhece.