O MySpace abriu o seu novo site para o público esta terça-feira. A rede social foi completamente reformulada, tanto em design quanto em funções, e é focada em música.
O relançamento do site coincide com o lançamento de «Suit & Tie», novo single de Justin Timberlake.
O cantor pop juntou-se a um grupo de investidores para comprar da NewsCorp a rede social por 35 milhões de dólares, em Setembro de 2012. Desde então ele tem sido uma das principais cabeças por trás do novo projecto.
O serviço reformulado já estava em teste desde Julho e algumas pessoas foram convidadas a experimentá-lo a partir de Setembro.
O novo design, além de dar muita ênfase ao single de Timberlake, também se inspira em elementos do Pinterest, Twitter e outras redes sociais.
Fundado em 2003, o MySpace foi uma das primeiras redes sociais a popularizar-se – principalmente nos EUA.
Em 2005 o serviço foi adquirido por 580 milhões de dólares pela NewsCorp, de Rupert Murdoch, dono da FOX e outros canais de media. No ano seguinte, enquanto o Facebook ainda gatinhava, o MySpace conquistava 100 milhões de utilizadores.
No fim de 2007, quando o MySpace era a rede social mais popular do mundo, ele atingia um valor médio de 12 milhões de dólares.
Já em 2008, quando o Facebook e Twitter começaram a crescer, o MySpace enfrentou dificuldades em renovar-se e passou a perder cada vez mais utilizadores e, consequentemente, valor de mercado.
Desde então o que se sucedeu foram apenas crises, demissões de funcionários e tentativas fracassadas de renovação. Em 2011, a comScore declarou que o serviço chegou a perder 10 milhões de utilizadores.
No ano seguinte, Justin Timberlake e um grupo de investidores comprou o MySpace e prometeram a renovação da rede social, que reinaugura hoje.
Fonte: Diário Digital