Pouco depois do MegaUpload ter sido deitado abaixo, o seu fundador, Kim DotCom, anunciava que a página iria regressar “em poucos anos”. Um pouco antes do previsto, a promessa foi cumprida e DotCom lançava o Mega.
Posta no ar na tarde de sábado, antes mesmo do anúncio oficial feito hoje em Auckland, na Nova Zelândia, o Mega promete 50 GB de espaço gratuito na nuvem – mais do que os seus concorrentes directos (o Dropbox oferece um tecto máximo de 2GB gratuitos, Google Drive, 5GB ou a oferta portuguesa da Portugal Telecom, 16Gb) para os seus utilizadores, possível de ser aumentado mediante um pagamento de 10 ou 30 euros mensais, conforme o espaço aumentado.
Porém, a grande inovação em relação ao seu antecessor é o sistema de encriptação utilizado, que fecha os dados armazenados a outros utilizadores que não o próprio que os carregou. É uma medida não só por questões de segurança, mas também é uma forma de autoprotecção para o fundador, detido em Janeiro do ano passado por acusações de pirataria e alojamento de ficheiros ilegais. Devido ao sistema de encriptação, DotCom pode alegar não saber se o ficheiro armazenado é legal ou sujeito a copyright e mesmo que seja obrigado a entregar dados, estes estarão encriptados para quem não tiver acesso à chave, evitando assim que o internet tycoon seja processado pelas razões que o levaram a ser no passado.
Página em baixo
Pouco depois do anúncio, milhares de pessoas se registaram no Mega, o que fez com que a página fosse posta fora de acesso. “Nunca vi nada assim. 0 a 10Gigabit de utilização de largura de banda num espaço de 10 segundos”, escreveu DotCom no Twitter.
Pouco depois de ser posto no ar, já se contavam 250 mil utilizadores, e à hora da apresentação oficial, os números tinham escalado para o dobro. O fundador não se mostrou preocupado com o facto e diz que “os rapazes estão a trabalhar para equilibrar as coisas”, já que “os servidores atingiram a carga máxima, mas vai melhorar quando o frenesim inicial passar”.
Nota da redacção: Embora a notícia tenha sido divulgada ontem, só nos foi possível retomar a actividade do blogue esta tarde, devido aos estragos da rede eléctrica causados pelo mau tempo. Aos nossos leitores e seguidores, as nossas desculpas.
Sara Pereira
Jornalista Freelancer
Jornalista Freelancer