Site Meter

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Até sempre, Revista Bgamer

A edição de Agosto será a última em formato físico daquela que é a única publicação nesse formato dedicado exclusivamente aos videojogos


Não é novidade que muitas revistas e jornais estão a abandonar o formato tradicional em papel para se dedicarem exclusivamente ao formato digital. Publicações como o Huffington Post e o TechCrunch são totalmente em formato digital.

Apesar de ser totalmente diferente ler um jornal e ler um artigo no iPad, a verdade é que muita gente optou por esse formato e as vendas de jornais sofreram claramente com isso. Segundo dados da União Europeia, Portugal é dos países que menos lê jornais em formato físico, mas por outro lado é um dos que mais informação lê na Internet.

O caso da Bgamer vai certamente deixar muitos fãs tristes. A revista, que teve a sua primeira publicação em 1998, dedicada exclusivamente a jogos de futebol como o Sensible Soccer 98, World Cup 98 e Adidas Power Soccer 98, vai deixar assim de vender em papel.

Curiosamente, a capa da última revista em papel tem na capa nada mais nada menos que PES 2015.

Mas nem tudo era bom. Havia muitas críticas à revista por ser apenas um conjunto de reviews e previews de jogos, num mundo em que há muito por explorar. Muitos só compravam a revista pelo jogo de oferta. Revistas dedicadas em exclusivo aos videojogos nunca duraram muito tempo no mercado: Maxiconsolas ou Mega Score são dois dos exemplos. Uma das excepções era precisamente a Bgamer, que se manteve no mercado por 16 anos.

Para todos os fãs da revista apenas resta comprarem a última edição e guardarem religiosamente ao lado de publicações como a Hype, Smash!, Mega Force, Mega Score e Super Jogos.
Apesar da revista acabar, o site continuará tal e qual como tem acontecido até aqui.

Em nome do blog, resta-me agradecer por todos estes anos de alegrias e apesar de não ser comprador assíduo da revista (tenho cerca de 25/30 exemplares), a mesma acompanhou o meu crescimento gamer ao longo destas 194 edições.


Sem comentários :