Site Meter

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Conheça os animais que vão adivinhar os resultados dos jogos do Euro 2012

A moda dos animais que adivinham os resultados dos jogos de futebol veio para ficar neste Euro 2012, depois do estrondoso sucesso do polvo Paul que, há dois anos, viu todas as suas concretizarem-se todas as suas previsões relativas à Seleção da Alemanha.

E Portugal não poderia ficar de fora. Na semana passada, o polvo Paulo, que vive no Sea Life Porto, previu a derrota da seleção das quinas frente à Alemanha no próximo sábado, em Lviv, na Ucrânia.

Na Polónia, um dos países anfitriões do Europeu de Futebol, caberá à elefante Citta a tarefa de adivinhar os resultados das partidas disputadas pela equipa polaca. Citta tem 33 anos e vive no jardim zoológico de Cracóvia. Hoje, segundo a AFP, previu a vitória da Polónia sobre a Grécia no jogo de abertura do campeonato, ao escolher a maçã correspondente àquele país.

Segundo a diretora-adjunta do zoo, Teresa Grega, “o animal já tinha previsto com sucesso o resultado da Liga dos Campeões e da vitória do Chelsea contra o Bayern Munich”.


Nascida em liberdade na Índia, Citta foi capturada quando tinha um ano de idade por responsáveis de um circo alemão, onde viveu 20 anos. Foi mais tarde transferida para a Áustria e mais tarde para Espanha, até chegar a Cracóvia, em 2006.

Na Ucrânia, outro dos países organizadores do Euro 2012, o responsável por adivinhar os resultados será o furão Fred, que vive em Kharkiv, no leste da Ucrânia. Nos dias dos jogos, o animal será transportado ao estádio local onde lhe serão oferecidos dois pedaços de carne fresca, cada um com a bandeira das equipas que se vão defrontar.



A vaca Yvonne, que no verão do ano passado fez correr rios de tinta depois de ter conseguido fugir da quinta onde vivia na Baviera (sul da Alemanha), irá prevê os resultados dos jogos disputados pela seleção germânica, anunciaram as autoridade de Gut Aiderbichl (Áustria), que a compraram.


“Para Yvonne, nada vai mudar no seu dia-a-dia. Irá normalmente para o prado só que, em vez de uma manjedoura, terá duas à sua disposição”, explicou, à agência de notícias austríaca APA, Britta Freitag, porta-voz daquela comunidade e especialista em bem-estar animal.

O primeiro teste realiza-se na sexta-feira. Yvonne terá à sua disposição duas manjedouras: uma com a bandeira alemã, a outra com a bandeira portuguesa.

Para os que pensam que a lista já vai longa, há mais. O porco Fred terá a mesma tarefa de todos os outros na fan-zone oficial, em Kiev (Ucrânia). O animal, descrito como “um verdadeiro conhecedor dos mistérios do futebol e um profeta”, dará a sua previsão às 17 horas locais em cada jornada do Campeonato Europeu, segundo o jornal russo RT.

O porco é um animal muito respeitado na Ucrânia, pois é a base de uma iguaria muito apreciada – o Salo -, uma espécie de gordura de porco salgada e curada.

Fonte: Jornal de Notícias (Os Bichos)