Site Meter

terça-feira, 7 de junho de 2011

É oficial: os robôs são melhores que os humanos no Twitter


O Twitter foi criado por humanos; e é usado por humanos que querem comunicar com outros humanos - só que os humanos preferem ler os tweets de robôs que os tweets de humanos.

Alguns investigadores reunidos no projeto Web Ecology Project (WEP) desenvolveram um agente robótico que consegue lançar questões genéricas e responder a questões de humanos no Twitter.

JamesMTitus, agente robótico criado pelo WEP, não só demonstrou que é capaz de "tuitar" como também confirmou ser possível superar os humanos no portal dos 140 carateres.

No evento Socialbots 2011, que é dedicado à cibercultura, JamesMTitus distinguiu-se por conseguir um diálogo de 12 de tweets consecutivos e obter quase 200 respostas de utilizadores humanos.

Os humanos que criaram contas no Twitter nos mesmos moldes não conseguiram obter mais de 60 respostas durante o ensaio que durou cerca de duas semanas.

O tempo livre é uma das razões apontadas para o sucesso deste "tuiteiro" robótico, que foi criado apenas para interagir na Internet e não está sujeito às condicionantes típicas dos seres humanos.

O fluxo de mensagens de JamesMTitus é um reflexo dessa disponibilidade: este robô consegue enviar uma questão a cada sete minutos para um utilizador do Twitter.

Os responsáveis do WEP admitem que o tempo livre possa ajudar, mas sublinham que JamesMTitus também revelou grande apetência ao ligar internautas que não se conheciam e que aparentemente começaram a trocar argumentos depois das questões colocadas pelo agente robótico, cuja existência era desconhecida dos utilizadores humanos, refere a NewsTech.




Sem comentários :