Os utilizadores do Gmail terão a opção, a partir de hoje, de anexar arquivos de até 10GB que estiverem armazenados no Drive (ou Disco) quando forem enviar mensagens.
Segundo o Google, esta modificação permitirá o envio de arquivos 400 vezes maiores do que os permitidos actualmente em programas tradicionais de e-mail. Actualmente o serviço Sparrow para Macs já possui essa integração com o Dropbox.
O Gmail também irá alertar o utilizador caso um dos arquivos anexados do Google Drive não possam ser compartilhados com todos os destinatários do e-mail, desta forma será possível configurar esta opção no momento que for enviar a mensagem.
O utilizador também terá a opção de configurar as permissões como “somente leitura” para determinados destinatários, evitando que possam efectuar modificações nos arquivos.
Os anexos por meio do Drive também serão mantidos sincronizados, assim se estiver colaborando ou editando um documento a versão mais recente estará sempre disponível em seu e-mail.
De acordo com o Google, esta nova funcionalidade será libertada aos poucos para todos os utilizadores mas será necessário já estar a usar novo formato de envio de mensagens do Gmail.
A empresa não citou se esta função também será liberada para o app do Gmail em dispositivos móveis.
Fonte: Info Abril