Site Meter

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

ANACOM aprova novo operador virtual móvel com três ofertas de serviço


A ANACOM emitiu uma declaração onde aprova a operação no mercado português da Mundio Mobile, uma empresa britânica, como operadora móvel virtual (MVNO) com serviços de voz, SMS e plano de dados. O novo MVNO pode vir a usar a rede da Optimus para fornecer os serviços. 


"Por despacho de 26 de novembro de 2012, foi emitida, nos termos da Lei das Comunicações Eletrónicas (Lei n.º 5/2004, de 10 de fevereiro), a declaração que permite à empresa Mundio Mobile (Portugal) Limited. a oferta do serviço telefónico móvel na modalidade de operador móvel virtual (MVNO), incluindo o serviço de mensagens curtas (SMS) e de dados", pode ler-se no despacho do órgão nacional para a regulação das comunicações. 

Depois do anúncio da Anacom, a ligação entre a aprovação da Mundio Mobile e as declarações do presidente executivo da Optimus que davam conta da chegada de um novo operador virtual, estão a gerar notícias que indicam que a operadora do grupo SONAE vai fornecer as infraestruturas para o novo MVNO. 

Contacta pelo TeK, a Optimus escusou-se a comentar a informação, não confirmando nem desmentindo as notícias. "Num curto a médio prazo vai haver mais informação", foi a única garantia dada pela operadora. 

Relativamente à Mundio Mobile, é uma empresa sediada em Londres e que já funciona como operadora móvel virtual no Reino Unido, Áustria, Dinamarca, Holanda e Suécia. A marca está a preparar ainda a entrada no mercado francês e polaco. 

A Mundio Mobile vai ser o terceiro MVNO em Portugal a oferecer os três principais serviços de telecomunicações, a par do Phonix dos CTT que operam na rede da TMN e ZON Mobile que usa a rede da Vodafone. 

Fonte: TeK