Site Meter

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

"Pong" celebra 40 anos (c/Vídeo)

Dois manípulos, um ponto móvel e marcadores bastaram para deliciar pequenos e graúdos durante décadas. O "Pong" faz esta quinta-feira 40 anos.


Já passaram 40 anos desde que "Pong", um simulador de ténis de mesa a preto e branco, se tornou no primeiro título de sucesso na história da indústria dos videojogos.

Foi em Junho de 1972 que Nolan Bushel e Ted Dabney decidiram formar a empresa de videojogos "Atari" - onde Steve Jobs trabalhou antes de fundar a Apple -, sendo que o seu primeiro projeto seria lançado logo nesse ano, mais precisamente a 29 de Novembro.

Apesar de "Pong" ser considerado muitas vezes como sendo o 1º videojogo de sempre, essa ideia é errada. Para além dos projetos laboratoriais que levaram à criação desta indústria, o 1º videojogo lançado publicamente foi o "Periscope" da SEGA, em 1966, um simulador de submarinos, que rapidamente atingiu o sucesso no Japão, EUA e Europa.

O processo de criação do "Pong" está intimamente ligado a Allan Alcorn, um engenheiro eletrónico que ao começar a trabalhar na "Atari" em 1972 é desafiado por Nolan Bushnell a criar um videojogo de ténis que envolvesse um ponto móvel, dois comandos, e um quadro com dígitos que fosse marcando o resultado.

O resultado foi o videojogo "Pong", um sucesso imediato na então ascendente indústria dos videojogos, e a principal causa para o grande sucesso da 1ª consola de videojogos da empresa, o "Atari VCS".

Na sombra do sucesso do Pong está a acusação de plágio da empresa Magnavox, que alega que o videojogo da Atari é uma cópia exata do videojogo de ténis de mesa da sua consola, "Magnavox Odyssey", lançada em Abril de 1972.