Ontem soube-se que tinha sido apresentada uma queixa na Procuradora-Geral da República (PGR) contra os dois sites de partilha de ficheiros mais usados do país. Hoje, foi confirmado o encerramento do WarezTuga.
Cinco horas depois de a Exame Informática noticiar que a ACAPOR apresentou uma queixa na PGR contra os sites OXe7 e o WarezTuga, eis que fica confirmado o encerramento de um dos sites mais populares entre os internautas portugueses que recorrem à partilha de conteúdos não autorizados.
Numa mensagem publicada no Facebook à 1h00 de hoje, a equipa do WarezTuga anunciou o encerramento deste site dedicado à transmissão de vídeos legendados em português. O texto não é claro quanto a quem é que encerrou o site. Terão sido as autoridades – ou foi uma decisão dos gestores do WarezTuga para evitar um eventual processo nos tribunais?
Eis um excerto da mensagem publicada no Facebook: «Ao fim de 1 ano e 2 meses conseguiram travar o nosso projecto. Depois de muita luta, muita resistência, conseguiram finalmente fechar o site que apaixonou os portugueses. Podemos assegurar que cada dia passado no wareztuga a produzir algo para milhões de pessoas foi extremamente gratificante para todos nós e jamais nos arrependeremos de tudo o que fizemos por vocês».
Na mesma mensagem, os gestores do WarezTuga dão a entender a disponibilidade para enveredar por novos projetos – mas não avançam qualquer detalhe sobre o assunto. Aos seguidores do site, deixam um repto: «jamais desistam do que acreditam e passem esta mensagem a todos aqueles que merecem saber da história do maior projecto de partilha de ficheiros alguma vez feito em Portugal. Por mais que tentem, o wareztuga será eterno, hoje e sempre. wareztuga.staff.»
A comunidade não tardou a reagir: Nas redes sociais, o número de comentários que criticam a atuação da ACAPOR é apenas superado pelos posts elogiosos dedicados ao WarezTuga. Além de um grupo de Facebook que pede o regresso do WarezTuga, está já a correr uma petição on-line que tem por objetivo a legalização do site.
O Oxe7, outro dos visados pela queixa que a associação dos clubes de vídeo apresentou na PGR, continuava esta manhã em funcionamento. A página de Facebook do portal não faz qualquer menção à queixa apresentada pela ACAPOR e o grande destaque do momento é a disponibilização para download do mais recente episódio dos filmes do Batman.
Fonte: Exame Informática