Uma jovem morreu e 19 ficaram feridos ontem à noite antes do início de um concerto de Linkin Park, na Cidade do Cabo, África do Sul, quando uma estrutura no exterior do estádio colapsou.
O andaime caiu aparentemente devido a uma forte rajada de vento quando os fãs entravam no estádio.
A banda norte-americana Linkin Park já manifestou «profunda tristeza» pelo acidente. «Queremos expressar a nossa profunda tristeza e preocupação por todos os que ficaram feridos e enviar as nossas mais sentidas condolências à família da nossa fã, que morreu em consequência dos ferimentos sofridos», de acordo com um comunicado da banda.
O acidente ocorreu duas horas antes do início do concerto dos Linkin Park, mas não impediu que a banda actuasse perante mais de 70 mil pessoas, embora com um atraso considerável.
Os autores de Meteora, Minutes to Midnight and A Thousand Suns reiteraram que, apesar de não terem qualquer responsabilidade no acidente, «levam muito a sério a segurança dos fãs».
A empresa Big Concerts, organizadora do espectáculo, lamentou também os acontecimentos da Cidade do Cabo, e informou que a estrutura que caiu devia obedecer, de acordo com a empresa que a montou, a todos os requisitos de segurança.
A Big Concerts, bem como a câmara municipal do Cabo, proprietária do recinto, que acolheu jogos do Mundial de futebol em 2010, anunciaram de imediato a abertura de investigações ao acidente.
A Cidade do Cabo, situada na confluência dos oceanos Índico e Atlântico, regista, durante a maior parte do ano, ventos fortes, que mudam constantemente de direção.
O estádio foi construído com uma série de soluções de engenharia para ser mais resistente aos ventos fortes.
Fonte: SOL