Site Meter

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Egipto - Vodafone obrigada a divulgar sms oficiais

O operador britânico de telemóveis Vodafone lamentou hoje, quinta-feira, ter sido obrigado a divulgar mensagens oficiais aos seus assinantes no Egipto, sem que as mesmas fossem claramente atribuídas ao Governo, e afirmou ter-se queixado às autoridades.



Num comunicado divulgado em Londres, o grupo Vodafone explicou que as autoridades egípcias utilizam, desde o início das manifestações anti-governamentais, legislação que obriga os operadores de telemóveis no país (Vodafone, Mobinil e Etisalat) a transmitirem mensagem oficiais à população, sob a forma de SMS.

O grupo, que não deu pormenores sobre as mensagens, assegurou não ter qualquer controlo sobre o seu conteúdo, adiantando que se queixou às autoridades pelo facto de elas não serem claramente atribuídas ao Governo. Qualificou a situação de "inaceitável".

Segundo jornalistas da agência noticiosa francesa France Press no Egipto, um dos SMS referia: "As forças armadas velam pela vossa segurança e não recorrerão à violência contra este grande povo".

Outro exortava "cada mãe, pai, irmã e irmão e cada cidadão honrado" a "proteger o país", enquanto um terceiro indicava: "" Juventude do Egipto: desconfiem dos rumores, escutem a voz da razão, o Egipto está acima de tudo, preservem-no".

Os operadores móveis no Egipto foram igualmente obrigados por diversas vezes a suspenderem os seus serviços em certas zonas a pedido das autoridades. Estas também cortaram durante cinco dias o acesso à Internet em todo o país, para dificultar o movimento de protesto sem precedentes contra o presidente Hosni Mubarak.



Sem comentários :