Site Meter

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

NASA adia lançamento do satélite Glory


A NASA adiou para sexta-feira o lançamento do satélite Glory destinado a compreender melhor os efeitos do sol e dos aerossóis no clima terrestre, anunciou quarta-feira a agência espacial norte-americana.

A primeira tentativa, prevista para quarta-feira, foi anulada devido a um sinal anormal numa consola de controlo do foguete Taurus-XL, de quatro andares. Este lançador foi construído pela firma Orbital Sciences Corporation. O lançamento foi programado para a mesma hora (10:09 em Lisboa) de sexta-feira, 25 de Fevereiro, desde a base aérea de Vandenberg na Califórnia.

O Glory vai igualmente prosseguir as medições da energia solar ou irradiação solar, que começaram há mais de trinta anos e são indispensáveis para responder às principais incertezas relativas à mudança climática. O "Glory vai ajudar os cientistas a esclarecer uma das grandes incertezas nas projecções das mudanças climáticas identificadas pelo Grupo de peritos Intergovernamental sobre a Evolução do Clima (Giec), que é a influência dos aerossóis no equilíbrio térmico do nosso planeta", explicou Michael Freilich, director da divisão Ciência da Terra da NASA.

O satélite será equipado de dois novos instrumentos concebidos para estudar alguns dos elementos mais complexos do sistema climático terrestre. O primeiro é o Aerossol Polarimetry Sensor, que serve para estudar os aerossóis que podem influenciar o clima, absorvendo ou reflectindo os raios solares, mas também alterando as nuvens e as precipitações. O segundo instrumento é o Irradiance Monitor, que mede a energia solar absorvida pela Terra.

O Glory, que será colocado numa órbita baixa (704 Km de altitude), vai juntar-se a uma frota de satélites de observação da Terra chamados "Afternoon Constellation" ou "A-train".

fonte: DN



Sem comentários :