Site Meter

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Museu egípcio recupera estátua do faraó Akhenaton que foi roubada


Estátua foi encontrada próxima de um contentor de lixo na praça Tahrir pelo sobrinho de professor da Universidade Americana no Cairo


As autoridades arqueológicas recuperaram uma estátua do faraó Akhenaton (1361-1352 a.C) que foi roubada do Museu Egípcio durante os actos de vandalismo nos protestos contra o regime de Hosni Mubarak, informaram nesta quinta-feira, 17, em comunicado oficial.

O Ministério de Estado para os Assuntos das Antiguidades explica que um professor da Universidade Americana no Cairo entregou a estátua de Akhenaton ao departamento depois que seu sobrinho a encontrou próxima de um contentor de lixo na praça Tahrir, onde participava de uma das manifestações.

A estátua de calcário com sete centímetros de altura, fixada numa base de alabastro, representa o rei vestindo a coroa azul, enquanto mantém uma mesa de oferendas.
Com a recuperação da escultura já são quatro as peças devolvidas ao museu, das oito antiguidades que foram roubadas durante os protestos, que começaram no dia 25 de janeiro e terminaram na sexta-feira passada com a renúncia de Mubarak.

fonte: Estadão



Sem comentários :