Com Watergate: The Videogame, o jogador coloca-se na pele de um dos jornalistas do The Washington Post que desvendou o escândalo que levou o presidente Richard Nixon a resignar
Watergate: The Videogame tem várias referências a jogos clássicos, neste caso, a Legend of Zelda |
Bob Woodward é o herói deste videojogo. O jornalista do The Washington Post que, juntamente com Carl Bernstein, publicou um "furo" que mudaria o rumo da História, não só do jornalismo mas dos próprios Estados Unidos, não é uma escolha óbvia para protagonizar um jogo de computador. Porém, é o herói possível num jogo point and click que leva o jogador a puxar pela cabeça para resolver e desvendar o escândalo que, em 1974, levou Richard Nixon a ser o primeiro e único presidente norte-americano a resignar.
A ideia de transformar a investigação do caso Watergate num videojogo - chamado, num impulso de inspiração, note-se a ironia, Watergate: The Videogame - partiu da mente de Samuel Kim, responsável pelo Shadowgate, um point and click de aventuras inicialmente desenhado para Macintosh.
Em Watergate: The Videogame, o jogador veste a pele de Woodward e começa a "aventura" na redacção do The Washingon Post. É-lhe pedido que investigue o assalto à sede do Comité Nacional Democrata, no complexo de edifícios que, mais tarde, deu o nome ao caso. Mas o próprio assalto esconde algo que nem Woodward e Bernstein poderiam, à partida, imaginar.
O que poderia ser uma lição de História disfarçada de jogo aborrecido acaba por se tornar bastante divertido graças às referências a outros jogos, clássicos da Nintendo, que pontuam a linha da narrativa. Por exemplo, a grande viragem no caso é representado por uma trip de LSD onde Mega Man surge a lutar contra o Chefe de Gabinete da Casa Branca, H. R. Haldeman, e um combate ao estilo Punch-Out!! contra o próprio presidente Nixon.
Assim, o jogo apela tanto aos interessados em História como aos próprios admiradores de retro-games, que vão passar o tempo à procura da referência seguinte - que pode ser tanto visual, com a presença da personagem ou dos cenários, como auditiva. Sim, Legend of Zelda voltará a aparecer (ver imagem acima).
O jogo pode ser jogado, sem download ou conta, neste site.