O 4 de Maio é celebrado como um dos dias de Star Wars. A corruptela da frase "may the Force be with you" foi utilizada pela primeira vez em 1979 num contexto completamente diferente
"Há muito tempo atrás, numa galáxia muito, muito longe...". Começa assim uma das mais conhecidas sagas da história do cinema e os filmes obrigatórios na lista de vistos por quem quer que se intitule fã de ficção científica. O movimento de admiradores de Star Wars, ou "A Guerra das Estrelas" no título português, é de tal forma que foram criados não um, mas dois dias de celebração. Um deles é hoje.
Não se sabe como começou. Uma das frases mais conhecidas do filme, "may the Force be with you" - "que a Força esteja contigo" - lembrava uma data. May the Force soa extremamente parecido com May, the fourth (quatro de Maio) e a data foi arrebatada para lembrar aquela que se tornou uma enorme franchise, que vai desde action figures a livros de banda desenhada.
No entanto, na primeira vez que foi proferida a frase que hoje se faz ouvir e, principalmente, ler nas redes sociais, o contexto era completamente diferente. Margaret Thatcher foi eleita Primeira Ministra do Reino Unido a 4 de Maio de 1979 e o seu partido comprou um espaço no jornal The London Evening News para colocar a frase "May the fourth be with you, Maggie. Congratulations".
Ainda neste mês, é também assinalado o aniversário do lançamento do primeiro filme. Star Wars Episode IV: A New Hope chegou aos cinemas a 25 de Maio de 1977 e, 30 anos depois, a cidade de Los Angeles declarava essa data como "Dia da Guerra das Estrelas". A iniciativa está separada do Dia do Orgulho Geek, que tem lugar no mesmo dia, e que tem ligações tanto a Star Wars como a The Hitchhiker's Guide to the Galaxy e Discworld.