O Google apresentou ontem em São Francisco o novo Google Maps, que conta com uma interface renovada e até faz recomendações de locais
Podemos dizer que ontem foram apresentadas provavelmente as maiores mudanças no Google Maps nestes oito anos de existência.
A nova interface chegará aos poucos aos utilizadores, mas poderá requisitar um convite na página oficial.
Este Google Maps, agora totalmente renovado, permite ao utilizador receber sugestões de estabelecimentos tendo em conta outros que frequenta, para além de uma imagem mais cuidada e limpa e ainda uma melhoria no algoritmo de rotas.
Para além disso tudo, irá integrar também algumas funcionalidades que têm vindo a ser esquecidas no Google Earth.
Esta nova interface não contará com a barra lateral esquerda, para além de que agora terá o ecrã todo para a apresentação do mapa.
Os tons e as cores também foram modificados, dando um novo aspecto, muito semelhante aos mapas da Apple.
Outro aspecto a salientar é o facto de agora os mapas estarem mais interactivos.
Ao clicar num ponto do mapa, aparecerá uma caixa com diversas informações, tais como locais relacionados ou os melhores trajectos para lá chegar.
Segundo o Google, quanto mais o utilizador usar o novo Maps, a pesquisa ou outros serviços do Google, mais personalizado ficará.
A medida que pesquisa por restaurantes, lugares, monumentos ou outros lugares, mais informação será filtrada o que tornará melhor a experiência de utilização do novo Google Maps.
O Maps também usará a informação do Google+ como as avaliações ou os gostos pessoais.
O Maps contará com um renovado sistema de calculo das rotas, com especial destaque para o cálculo com base no trânsito em tempo real, permitindo escolher qual será a melhor alternativa, com base no transporte escolhido.
Poderá escolher ir a pé, de bicicleta, de carro, de transporte público e avião, este ultimo com informações como o tempo de voo e preço da viagem.
Ainda não se sabe ao certo se a pesquisa de rotas por avião funcionará também nos aeroportos portugueses ou se numa primeira fase funcionará só para os Estados Unidos.
A rota por transporte público funcionará nas maiores cidades do país, como já acontece há algum tempo.
A aplicação para dispositivos móveis Android e iOS receberão igualmente uma actualização em breve com as últimas novidades apresentadas.
O Google apresentou igualmente uma versão para iPad que estará concluída até Dezembro e que será uma alternativa ao sistema de mapas da Apple.
Os convites para testar o novo Google Maps começarão a chegar os emails ainda hoje.